A Associação Catarinense das Entidades de Previdência Complementar – ASCPrev – comemorou 13 anos de fundação no último domingo, 4 de dezembro. A associação foi criada em 2009 com o objetivo de articular esforços e integrar as entidades do estado de Santa Catarina, visando aprimorar e promover o crescimento do sistema.
Recentemente foi premiada por seu programa de educação financeira e previdenciária, além de ganhar destaque nacional por sua atuação voltada ao fortalecimento da previdência social no estado. A prioridade do último ano foi a capacitação de seus agentes. Em 2022 a instituição realizou reuniões e palestras, além de participar de eventos e modernizar suas Comissões Técnicas.
Uma das principais mudanças do ano foi a fusão das comissões do programa “A Escolha Certa” e de Educação Continuada, que agora formam uma única frente, intitulada de Comissão de Educação Continuada. Outra mudança foi a fusão entre as Comissões de Seguridade e Atuarial, que se uniram em uma única equipe com profissionais de ambas as áreas. Já a Comissão Técnica de Investimentos segue, entre outras atribuições, na promoção de encontros com os patrocinadores, visando trocar conhecimento sobre temas atuais e dividir experiências.
Segundo a entidade, seu planejamento para 2023 é ampliar suas ações junto às comissões, promovendo e integrando as entidades com objetivo de fortalecer todo o sistema, além de crescer sua representação na defesa dos interesses das associadas junto aos órgãos estaduais e federais.
São 14 entidades de previdência complementar que integram a entidade: BRF Previdência, Casanprev, Celos, Datusprev, Elos, Fumpresc, Fusesc, OABPrev-SC, PrevUnisul, Previg, Previsc, Quanta Previdência, SCPrev e Sul Previdência.