As associadas da Abrapp aprovaram na última quarta-feira, 21 de agosto, em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), a atualização das normas do processo eleitoral da associação. As regras já haviam sido apreciadas pela Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo.
Dando continuidade à evolução da profissionalização da Abrapp, as novas normas fazem parte da modernização da associação, que teve início na aprovação de seu novo estatuto, em abril de 2022, abrindo, assim, a escolha dos dirigentes da próxima gestão.
“A assembleia tinha como pauta atualização das normas do processo eleitoral e transcorreu na mais perfeita harmonia. Dada a clareza das normas, a proposta foi aprovada e as regras serão amplamente divulgadas a partir do mês de setembro”, disse o Diretor-Presidente da Abrapp, Jarbas Antonio de Biagi.
Para o Presidente do Conselho Deliberativo, Luis Ricardo Marcondes Martins, a AGE marcou o fortalecimento da representatividade da Abrapp. “Foi uma data marcante e as regras passaram com toda transparência e profundo debate em um processo de amadurecimento da Diretoria Executiva, aprovada por unanimidade no Conselho Deliberativo, e agora pelas associadas, representadas na assembleia, também por unanimidade”, disse.
O processo eleitoral da Abrapp terá início no dia 20 de setembro, quando serão convocadas as eleições e as inscrições das chapas, abertas até 1 de novembro. Nos dias 11 e 12 de dezembro, ocorrem as eleições de cinco Vice-Presidentes titulares e respectivos suplentes, 15 representantes do Conselho Deliberativo, e três do Conselho Fiscal.
“Dentro da nova estrutura da profissionalização do nosso Diretor-Presidente, fizemos adequações pontuais nas normas e, como sempre, houve ampla mobilização”, reiterou Marcondes. As regras gerais para o preenchimento de cargo do Diretor-Presidente da associação foram aprovadas pelo Conselho Deliberativo em 14 de agosto, por unanimidade, com a escolha do nome de Devanir Silva para assumir a presidência da Abrapp no triênio 2025-2027.
“É um processo evolutivo que só fortalece a Abrapp, em mais um momento histórico, com mudanças substantivas na certeza de que seguiremos cada vez mais fortes com o envolvimento das associadas”, completou Marcondes.