BRF Previdência espera mais de 2 mil participantes em primeiro ano de funcionamento de plano família

A Previc aprovou, no início de dezembro, o Plano Instituído Setorial Família BRF Previdência em parceria com a Abrapp, que será a instituidora setorial do plano. O funcionamento do plano está previsto para janeiro de 2021, e a perspectiva da entidade é receber a adesão de mais de 2 mil participantes no primeiro ano de funcionamento, superando 9 mil até o final do quinto ano de funcionamento. “Temos uma meta bastante desafiadora. Para chegarmos a esses números, estamos investindo na reestruturação do programa de educação financeira e previdenciária, que entendemos ser um caminho bastante assertivo para o crescimento consistente do plano”, diz Rosane von Mecheln, Diretora Superintendente na BRF Previdência, em entrevista ao Blog Abrapp em Foco.

A ideia de implantação do Plano Família da BRF Previdência surgiu ainda no final de 2017, na elaboração do planejamento estratégico, quando o plano foi visto como oportunidade para a entidade atingir diferentes objetivos estratégicos em uma só ação. “Dentro dessa estratégia estava a satisfação dos participantes ao levar cobertura previdenciária para seus familiares com custo acessível e confiança na administração do plano pela entidade que eles já conhecem; o fortalecimento e perenidade da entidade, crescendo em número de participantes e patrimônio, e a otimização de custos, com rateio das despesas fixas”, explica Rosane.

Em 2019, teve início o processo de criação Plano Família na BRF Previdência com a pesquisa de interesse dos participantes, desenho das regras básicas de funcionamento, elaboração do estudo de viabilidade e aprovação da criação do plano pelo Conselho Deliberativo. “O projeto seguiu em 2020, quando construímos o regulamento do plano, definimos o instituidor, alteramos o estatuto social para permitir o oferecimento de planos instituídos e realizamos as parametrizações e adaptações operacionais necessárias”, destaca a Diretora Superintendente.

Instituidor setorial – A escolha do instituidor setorial foi uma etapa importante no processo de criação do Plano Família, conforme conta Rosane, que apontou uma dificuldade inicial em encontrar um instituidor que contemplasse os objetivos da BRF Previdência com o plano. “Avaliamos diferentes alternativas, como associações e sindicatos e até a própria BRF Previdência como instituidora do plano, já que a legislação permite”.

Ela explica, contudo, que algumas limitações neste modelo deixavam o plano menos atrativo e abrangente. “O melhor caminho foi firmar o convênio com a Abrapp, através do seu Fundo Setorial”. Rosane conta que a escolha da Abrapp facilitou muito o processo. “A Abrapp é uma instituição sólida e parceira incansável na luta pelo fomento do sistema de previdência complementar. A agilidade em nos atender e nos trâmites da documentação até a assinatura do convênio foram impecáveis”, destaca.

Fortalecimento – Rosane reforça que a entidade fortaleceu seus processos de tecnologia para suportar o novo plano, que nasce digital, com a implantação de um sistema ERP e outras tecnologias, o que resultou na contratação de um profissional de TI com foco em inovação. “É certo que a criação do Plano Família também pesou na decisão de criarmos recentemente a área comercial, marketing e inovação, essencial para atingir os resultados esperados de adesões e retenções tanto do plano patrocinado quanto do instituído, e agregar valor para nossos participantes, patrocinadoras e instituidores”, explica.

As mudanças estão em linha com o processo de transformação pelo qual a BRF Previdência passa atualmente, definido no planejamento estratégico em quatro pilares: transformação digital; inovação; cultura previdenciária; e cultura de alta performance. “Temos muito a agradecer aos membros do nosso Conselho Deliberativo pela visão estratégica, apoio e incentivo com que têm conduzido os caminhos da entidade, e aos nossos colaboradores que não tem medido esforços para enfrentar os desafios e cumprir a nossa missão”, complementa Rosane.

Próximos passos – Com o lançamento do plano em janeiro, a BRF Previdência está focada na ativação da campanha. “Temos hoje mais de 58 mil participantes nos três planos que administramos, o que potencializa o alcance do Plano Família. Além disso, vamos mobilizar também um público específico, que são os participantes do nosso plano de Benefício Definido, atualmente sem contribuição”, destaca Rosane.

Ela reitera que o Plano Família será oferecido como uma excelente oportunidade aos participantes para reforçarem suas reservas para a aposentadoria, bem como se beneficiarem da dedução das contribuições da base de cálculo do Imposto de Renda. “Para o crescimento do patrimônio, também planejamos o estímulo à opção pela portabilidade de recursos”, complementa.

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