Cláudia Trindade destaca importância da escolha correta do gestor para o plano de previdência

Claudia Trindade

A Diretora Executiva da Abrapp e Diretora Presidente da Fundação Sanepar (Fusan), Cláudia Trindade, destacou a importância da escolha adequada de um gestor que seja transparente e que ofereça custos baixos e retornos adequados para o plano de previdência, em sua entrevista no quadro “Previdência para Todos”, do canal MyNews no YouTube. Ela foi a entrevistada pelas jornalistas Mara Luquet e Myrian Clark no programa “Almoço de Quarentena”, transmitido nesta quarta-feira, 7 de outubro. Clique aqui para assistir ao programa – a partir do minuto 34′

Mara Luquet abriu o quadro com uma série de perguntas para orientar as pessoas na escolha do plano de previdência correto. A jornalista questionou sobre o custo e o regime tributário. “É necessário entender o perfil tributário de cada um para buscar o melhor benefício”, disse.

Cláudia Trindade ressaltou a importância de se contar com uma reserva emergência, em referência a um depoimento exibido mais cedo no mesmo programa. Ela apresentou dados que 50% das pessoas no Brasil não guardam dinheiro e mais de 60% não conseguem economizar. Neste sentido, defendeu a importância da educação financeira para implantar uma cultura de poupança previdenciária.

Para aqueles que poupam, a resposta mais comum é a poupança como veículo. Em seguida, as pessoas pensam em investimentos em ações e Tesouro Direto. A opção pelos planos de previdência não aparecem como mais lembrados pelas pessoas, principalmente pelo público jovem.

Escolha – Para a escolha de um plano de previdência, Cláudia Trindade ressaltou a importância de se realizar a seleção adequada de um gestor que forneça informações transparentes e que seja acessível. Ela indicou que é importante a escolha de um gestor que tenha um papel de consultor e que tenha boa reputação.

“Em um ambiente de juros muito baixos, é ainda mais necessário contar com a gestão de uma equipe profissional, que possa promover uma diversificação adequada em uma cesta de investimentos para alcançar uma boa rentabilidade”, comentou na entrevista.

A Diretora Presidente da Fusan falou ainda dos planos família e instituídos como veículos adequados para a realização de sonhos de curto, médio e longo prazo. As entrevistadoras deram inclusive o próprio exemplo da Cláudia, que costuma fazer viagens ao exterior com longos trajetos em bicicleta. “Gosto muito de pedalar e viajar. Eu costumo fazer uma viagem de bicicleta a cada 3 anos e para isso, programo resgates parciais no meu plano. Já fiz viagens Alemanha, França e Itália”, disse. Ela comentou que é possível aliar resgates parciais com a formação de uma poupança de longo prazo para a aposentadoria.

Durante o programa, foi exibido ainda um depoimento do Engenheiro Civil Vinícius, que tem plano com a Fusan e mantinha planos de previdência para os filhos em instituição bancária. Com o lançamento do plano família pela Fusan, ele promoveu a portabilidade do plano dos filhos para a entidade fechada, por conta do custo mais baixo e do retorno mais atrativo.

Shares
Share This
Rolar para cima