A Conecta fechou duas novas parcerias para oferecer às Associadas da Abrapp soluções tecnológicas de maneira compartilhada. São eles a Contraktor, que conta com uma plataforma de assinatura eletrônica e digital e de gestão de contratos e de documentos; e a PFM Consultoria e Sistemas, que desenvolveu um novo software de gestão de riscos especialmente para essa parceria.
O projeto Unio Core da PFM foi desenvolvido para apresentar uma solução para avaliação de riscos e controles à semelhança do Sistema Unio, já oferecido pela empresa. O objetivo do software é auxiliar principalmente as Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) de menor porte no processo de avaliação de riscos e controles de forma mais fluida, considerando os principais processos, riscos e controles.
A PFM já atua no sistema de previdência desde 2004, contando com uma carteira de clientes com mais de 60 entidades. “Nosso foco é oferecer sistema e serviços para gerenciamento de riscos corporativos, e já tínhamos uma presença importante no segmento. A sinergia com a Conecta surgiu após detectarmos um gap no atendimento de algumas entidades em relação ao apoio ao gerenciamento de risco”, disse Francisco Carlos Fernandes, Sócio-Fundador da PFM Consultoria e Sistemas, em entrevista ao Blog Abrapp em Foco.
A nova solução da PFM visa atender tipicamente entidades com equipes menores e menor disponibilidade de recursos em geral. “O Unio Core possui suporte metodológico importante para apoiar na gestão de riscos, sendo mais simples em termos de funcionalidades e recursos para poder resolver o problema de acessibilidade. É uma solução voltada para entidades menos complexas”, enfatizou.
Por meio dessa parceria, a PFM terá um portfólio de produtos e serviços mais adequado para os diversos tipos de entidades do segmento. “Apesar das EFPC terem, muitas vezes, processos semelhantes entre elas, ainda são muito diferentes entre si. O Unio Core nos ajudará a ter um portfólio adequado para cada tipo de EFPC, e esperamos, com essa parceria, aumentar a quantidade de entidades que atendemos”, complementou.
Digitalização de documentos – Já a Contraktor possui um foco direcionado a digitalização de documentos, oferecendo assinatura eletrônica, gestão de documentos, visando a desburocratização dentro das empresas. “Temos uma carteira bem diversificada, com mais de 300 clientes, especialmente com foco voltado para educação, saúde e a parte financeira, e assim começamos a ter contato com algumas empresas de previdência. Vimos que é uma vertical que agora começou a migrar para o digital”, disse Bruno Doneda, Diretor de Expansão e Co-fundador da Contraktor.
Bruno explicou que a ideia da parceria com a Conecta é levar às EFPC soluções que ajudem a eliminar papel, gerando melhor experiência tanto para os colabores internos quanto para o próprio cliente. “Um boa experiência para as duas partes é nosso grande objetivo. Queremos levar menos burocracia, economia de tempo e oferecer algo que leve segurança e confiança, com respaldo jurídico e validade dos contratos”, destacou.
A Contraktor oferece ainda o serviço de migração de documentos para o digital. “A gente consegue oferecer em nossa plataforma ferramentas para tornar toda a EFPC digital, desde a parte inicial de documentos, formulários, coleta de dados, até a assinatura digital. Temos todos os tipos de assinatura, desde a assinatura digital simples, até a qualificada. Por fim, temos a armazenagem dos documentos. Não adianta só arquivá-los em uma nuvem, precisamos ter controle e classificação para poder filtrar, fazer relatório e gestão. Vamos viabilizar para que essas entidades migrem jornadas e processos internos que envolvem muitos documentos de forma 100% digital e com segurança. Nossa proposta é que seja fácil fazer a adaptação”, complementou.
41º CBPP – Tanto a PFM quanto a Contraktor, assim como os demais parceiros da Conecta, terão estande virtual no 41º Congresso Brasileiro de Previdência Privada. O maior congresso mundial do segmento acontecerá de 16 a 19 de novembro em formato 100% online e ao vivo. Ainda não se inscreveu para o Congresso? Garanta sua vaga com preço de 3º lote e descontos especiais para grupos!
“A expectativa com o Congresso é boa, achamos interessante se aproximar da Abrapp para conseguir se comunicar de forma mais assertiva com esse público”, disse Bruno Doneda. “O Congresso migrou para o digital, e no fim será positivo, pois estamos falando em transformação digital e o evento ocorrerá de forma remota. Espero que as entidades explorem as soluções que oferecemos para reduzir custos e burocracia e melhorar a experiência do cliente”.
O lançamento oficial do Unio Core também ocorrerá durante o Congresso. “Teremos um estande na Alameda Conecta e isso permitirá interação entre os participantes e os congressistas. Vamos disponibilizar uma apresentação institucional, pretendemos ter consultores disponíveis para conversas via chat, além de realizar mini apresentações do Unio Core, que terá material disponível a todos. Convidamos os congressistas para participarem”, explicou Francisco, da PFM. “Atuar conjuntamente dentro da Abrapp reverterá benefícios para cada membro da Associação. Além disso, sem dúvida temos condições de obter ganhos de escala que vão se transformar em retornos para os clientes”, complementou.
Para a Conecta, a oferta das novas soluções é mais um serviço prestado às entidades. “Como uma empresa criada pelo sistema e para o sistema, quem determina a concretização de uma nova parceria é o ambiente associativo. As parcerias nascem com o forte propósito de gerarem vantagens a todos os envolvidos, criando e fortalecendo um círculo virtuoso e relações sustentáveis. Mas a prioridade é sempre a demanda das nossas entidades”, destacou a Superintendente Executiva da Conecta, Claudia Janesko.
Segundo Claudia, as entidades demandavam soluções de assinatura eletrônica, ao mesmo tempo que apresentavam projetos dentro do conceito de “paperless”, e a Contraktor veio como uma alternativa completa e ampla, com aplicações além das assinaturas. “Já o Unio Core é uma solução tecnológica com toda a expertise voltada para o nosso sistema, que permite a utilização por diferentes entidades, com operações distintas, possibilitando que as equipes realizem seus processos de avaliação sem a dependência da figura constante do consultor. Isso confere maior autonomia às EFPCs, além de custos bastante interessantes, o que também está alinhado com as demandas apresentadas à Conecta”, complementou.
Acompanhe no Blog Abrapp em Foco as demais ações da Conecta durante o 41º CBPP. Confira também a programação do Congresso e garanta sua vaga no maior evento de previdência privada do mundo!