Conecta oferecerá solução para consulta online de informações sobre óbitos

A Conecta Soluções Associativas assinará convênio com a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen) nos próximos dias que permitirá a criação de uma solução para a consulta online de informações sobre óbitos pelas associadas da Abrapp. Em reunião da diretoria realizada nesta quarta-feira, 24 de novembro, foi aprovada a efetivação do convênio que já conta com condições adequadas de custo e qualidade técnica. O nome do serviço a ser lançado é Conecta Life Checking, com previsão para que esteja em funcionamento a partir do mês de fevereiro de 2022.

“Percebemos uma forte demanda das entidades fechadas pelo acesso às informações sobre óbitos desde que o Sisobi foi descontinuado devido às restrições legais e operacionais”, explicou Luís Ricardo Martins, Diretor Presidente da Abrapp e Presidente da Conecta. A Abrapp realizou uma série de ações para retomar o convênio com o INSS e a Dataprev para reativação do Sisobi – Sistema de Controle de Óbitos, inclusive com aprovação de uma legislação específica (Lei 14.131/2021) – leia mais. Devido à demora em operacionalizar o Sisobi, a Conecta não ficou parada e foi atrás de uma solução de mercado.

“Buscamos uma solução alternativa e encontramos um serviço com custo bastante acessível e de boa qualidade”, explicou Cláudia Janesko, Superintendente Executiva da Conecta. Através da Arpen foram negociadas condições para o convênio que chegaram a um termo adequado para que a Conecta ofereça um serviço para atender as necessidades das entidades.

O serviço estará disponível logo que seja criada uma aplicação tecnológica para o acesso às consultas, o que deve levar de 6 a 8 semanas. “Em geral, será um serviço com menor custo para a maioria das entidades se comparado com o Sisobi, mas com uma plataforma mais avançada”, diz Cláudia Janesko. A equipe da Conecta estará marcando reuniões com as associadas interessadas em contratar o produto nas próximas semanas.

As informações sobre óbitos são importantes para diversas entidades fechadas (EFPC) para evitar o pagamento indevido de benefícios e a ocorrência de demandas judiciais para reaver os valores pagos. Mais de 60 EFPC utilizavam os serviços do Sisobi quando foram descontinuados em abril de 2020.

Retrospectiva e planejamento – A reunião da diretoria da Conecta tratou também de outros temas importantes como a retrospectiva das ações de 2021, com um balanço positivo sobre os avanços do HUPP – Hub de Previdência Complementar – que já conta com seis startups com a prova de conceito já realizada ou em andamento.

A Conecta apresentou também forte atuação na realização de eventos junto ao sistema Abrapp, com destaque para a plataforma digital para o 42º Congresso Brasileiro da Previdência Privada, além de encontros de Gestão de Pessoas e Inovação e Criação de Valor. Houve também a atuação em Fórum da UniAbrapp com Ancep e no 25º Epinne e 23º EPB. Foram apresentados os avanços com as parcerias e soluções da Conecta com as empresas parceiras, além da Central de Serviços.

A reunião contou ainda com a apresentação de perspectivas e ações da Conecta programadas para 2022. Existe a previsão para a remodelagem do Hupp para a realização do 2º Batch e a continuidade da gestão da plataforma para eventos. Além disso, serão mantidas as parcerias atuais com a busca de novas soluções e o desenvolvimento de inovações tecnológicas para o Núcleo Técnico do sistema Abrapp.

 

Shares
Share This
Rolar para cima