Conecta: Roadshow Regional Leste destaca importância da tecnologia no dia a dia das EFPC

A tecnologia como parte essencial dentro dos processos das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) foi o tema de destaque do roadshow da Conecta, realizado com as associadas da Regional Leste nesta terça-feira, 21 de julho. O Diretor Financeiro da Conecta, Luiz Paulo Brasizza, fez a abertura do encontro registrando a oportunidade de maior proximidade com as associadas e reforçando os esforços da Abrapp em todas as suas ações, com destaque para a parte tecnológica. “Essa reunião de hoje é importante pelo grande trabalho que a Conecta está fazendo. O mundo mudou, e a questão tecnológica não é mais paralela ao nosso dia a dia. A tecnologia deve estar inserida nos nossos processo”, disse.

Segundo Brasizza, a Conecta vem como uma empresa que visa atender às necessidades das EFPC diante dessa e de outras demandas. Ele explicou ainda a importância de se manter processos robustos para que se gerencie o volume de recursos que o sistema de previdência complementar detém hoje. Luís Ricardo Marcondes Martins, Diretor Presidente da Conecta, também esteve presente no encontro, reforçando que em tempos de pandemia, o sistema vem administrando bem o momento atual, e já vinha falando sobre disrupção. “O sistema absorveu e vem administrando muito bem o que vem acontecendo, e a Abrapp como um todo está de parabéns. E dentro desse cenário de disrupção, vem a Conecta”. 

Ele ressaltou que a empresa sempre foi focada em inovação e, principalmente, desoneração. “A Conecta é das EFPC, e o que buscamos é interconectar interesses, pois o sistema está sofrendo demais com a tecnologia”. Criar propostas de valor e racionalizar os custos foram outros pontos destacados por Luís Ricardo. “A Conecta é uma empresa que vai beneficiar as associadas. Precisamos ouvir vocês para saber o que podemos buscar. Já estamos trabalhando em produtos por meio de parceiros, e queremos entrar nessa conectividade”. 

O Diretor Administrativo da Conecta, Devanir Silva, complementou dizendo que o que levou a Abrapp lançar uma empresa com essa finalidade foi o foco no fomento. “Em um sistema onde o efeito competição é saudável, todos estão focados no crescimento, e a Conecta veio ocupar um espaço de buscar soluções associativas. Eu acredito muito nesse projeto, que veio na hora certa. A Conecta está focada em tecnologia, inovação, soluções compartilhadas, e é isso que nós queremos transmitir. Esse é o voto de confiança que pedimos, buscando sugestões”. 

O Diretor Executivo da Regional Leste, Denner Freitas, também estava presente na reunião, e ressaltou que o papel da Conecta tem como objetivo levar uma nova visão às EFPC por meio da tecnologia, e que esse é um caminho sem volta. “O compartilhamento de produtos em forma de reduzir custos é muito importante, levando melhorias e sinergia junto às associadas”, destacou. 

Soluções a partir de demandas – A Superintendente Executiva da Conecta, Claudia Janesko, explicou que a Conecta foi criada pelo sistema para atender o sistema, e ouvir é um trabalho fundamental para o enriquecimento tanto de soluções prontas, como também para a construção de novas soluções. “O objetivo fundamental é trazer compartilhamento e, com ele, desoneração, possível sobretudo pela questão da escala. Nosso principal propósito é trabalhar soluções compartilhadas e escaláveis na busca da desoneração e de vantagens ao ambiente associativo”.

Com a expertise da Abrapp e a jovialidade da UniAbrapp, a Conecta nasceu com experiência, vocacionada a atender a essas demandas. “A primeira etapa para construção das soluções é a escuta, entender do que o sistema precisa”, disse Claudia. “Por isso, precisamos entender as necessidades e dores do grupo”, reforçou. Assim, a Conecta desenvolve parcerias para personalizar as soluções ou levar algum produto já constituído, mas com vantagens comerciais diferenciadas, às associadas.

Entre as frentes que a Conecta já atua estão a de marketing e vendas, e comunicação e relacionamento, em parceria com a Inovativadora, a Tamer, e a Agência Eureka. Em relação à administração e investimentos, a Apoena atua na parte de seguros, e a Binswanger na consultoria imobiliária. Na parte de governança está a plataforma Atlas, enquanto a Comdinheiro é parceira na área de investimentos. Em relação a tecnologia, um pleito das entidades era a questão da adequação à Lei Geral de Proteção de Dados, e a parceira para tratar desse tema nas EFPC é a Murah. “Hoje, soluções tecnológicas estão no nosso radar, e queremos ser uma porta de entrada ao nosso sistema”, destacou Claudia.

Central de Serviços – A Conecta já vinha pivotando seu modelo de negócios, migrando da intermediação de serviços mais tradicionais para o uso mais acentuado de tecnologia, quando no ambiente de um GT da Abrapp surgiu a sugestão de, além de intermediar serviços, que a empresa passasse também a executá-los. “A demanda veio especialmente da gestão de vendas, que não era uma prática tão efetiva no nosso ambiente, dado o tipo de relação institucional entre entidades e patrocinadores que dominou o ambiente até pouco tempo”, explicou Claudia. Assim nasceu a Central de Serviços, que está sendo desenvolvida e em fase de implantação, com previsão para que entre outubro e novembro esteja disponível para a realização de serviços. 

A ideia da Central de Serviços é trabalhar soluções com ferramentas tecnológicas, fazendo a automação de vários processo, construindo metodologias modernas e coordenadas com o workflow de processos que acompanhem toda a jornada do participante. “Passamos um ano entendendo onde estavam as dores e os maiores gaps apontados pelas associadas e procuramos trabalhar esses pontos, desde um novo script de vendas, nova forma de prospecção de participantes, olhando a jornada até a inclusão do participante dentro da base de relacionamento”, disse Claudia. 

Inovação – Claudia citou ainda o projeto do hub de tecnologia,

Os roadshows da Conecta seguem ao longo do mês, cobrindo todas as regionais das associadas do Grupo Abrapp. Veja o calendário dos próximos encontros:

  • 22/07 – Regional Sul – das 15h30 às 17h30
  • 28/07 – Regional Sudoeste – das 15h30 às 17h30
  • 30/07 – Regional Sudeste – das 15h30 às 17h30
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