O Conselho Deliberativo da Abrapp aprovou, em reunião extraordinária realizada nesta quarta-feira, 13 de agosto, as normas gerais para o preenchimento de cargo do Diretor-Presidente da associação, aprovando por unanimidade o nome de Devanir Silva para assumir a presidência no triênio 2025-2027.
Devanir Silva é Superintendente-Geral da Abrapp há mais de 40 anos, e atua no setor desde 1981, possuindo vasta experiência no segmento de previdência privada, com notório reconhecimento, além de extensa produção intelectual sobre o sistema.
“É um momento histórico, não só para a Abrapp, mas também para o segmento, pois o nome do Devanir Silva, sua história de vida pessoal e profissional, se confunde com o sistema”, declarou o Presidente do Conselho Deliberativo, Luis Ricardo Marcondes Martins, ao Blog Abrapp em Foco.
Segundo ele, o conselho estabeleceu as normas para escolha do novo presidente dentro do processo evolutivo, de modernização e atualização da associação. “É mais do que justo dar início a esse movimento profissionalizante tendo alguém que conhece como ninguém não só a Abrapp, mas também o sistema”, disse Martins.
“O nome de Devanir Silva foi indicado por aclamação”, disse o atual Diretor-Presidente da Abrapp, Jarbas Antonio de Biagi. “As manifestações foram uma forma de reconhecimento expresso ao desenvolvimento do sistema e da Abrapp sob a supervisão, superintendência e iniciativas de Devanir”, reiterou.
A deliberação de hoje, segundo Biagi, foi positiva também para manter a estabilidade da associação, dando continuidade às suas pautas. “Quando ocorrerem as inscrições dos representantes para vice-presidentes, já teremos o nome do presidente indicado”, completou.
Processo de seleção – O novo formato de escolha do dirigente foi estabelecido há dois anos, por meio de uma alteração no estatuto da Abrapp, conforme explicou Martins. “Pela força e representatividade que a Abrapp tem, buscamos, em 2022, a atualização do estatuto, já prevendo que teríamos um período de transição em sua estrutura organizacional para buscar uma profissionalização de seu presidente”.
Assim, a reforma estatutária estabeleceu a competência do Conselho Deliberativo para dar início ao processo de escolha, indicação e nomeação do novo Diretor-Presidente da Abrapp. Dentro dessa competência, caberia ao próprio conselho também aprovar as normas gerais do processo de seleção.
Para isso, foi constituído um Grupo de Trabalho para estruturar e elaborar essas normas gerais e escolher um presidente profissional através de um candidato unânime, ou de um processo de seleção. Segundo Martins, houve unanimidade na indicação do nome de Devanir Silva.
Ele parabenizou ainda o trabalho do atual presidente, Jarbas de Biagi, no atual momento de transição da gestão. “As conquistas que a Abrapp teve ao longo desses dois anos são marcantes, históricas”, disse. Biagi atuará como Diretor-Presidente da Abrapp até o final deste ano, quando encerra seu mandato de transição de dois anos.