Diretor-Presidente da Abrapp participa de reunião da Comissão de Previdência Privada da OAB-SP

O Diretor-Presidente da Abrapp, Devanir Silva, participou da primeira reunião de 2025 da Comissão de Previdência Privada da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil – seccional de São Paulo), que aconteceu em formato híbrido (presencial e online). A comissão é presidida pela advogada Aparecida Pagliarini, que foi a organizadora e mediadora do encontro, que foi realizado na sede da OAB em São Paulo. 

Devanir Silva foi um dos palestrantes do evento, juntamente com o professor e especialista em previdência Wagner Balera. Ele abordou o papel da previdência complementar como um dos pilares fundamentais da proteção social e do compromisso da Abrapp em manter o protagonismo do segmento diante dos desafios enfrentados pela sociedade atual.

O Diretor-Presidente da Abrapp analisou a janela de oportunidades para a retomada do fomento do setor, com destaque para novas iniciativas como o projeto de incentivo ao desenvolvimento de micro pensões, voltado para oferecer cobertura previdenciária para trabalhadores de aplicativos. 

“Foi uma palestra bastante positiva. O doutor Devanir abordou uma visão geral da previdência complementar no Brasil e mostrou o estágio em que ela se encontra, além dos pontos que precisamos alcançar. Avançamos muito no setor, mas ainda existe muito o que percorrer”, ressaltou Aparecida Pagliarini.

O professor Wagner Balera falou sobre um caso concreto de um processo no Texas (EUA) que questionava o investimento de um fundo de pensão em investimentos do tipo ESG (ambiental, social e de governança). Aparecida Pagliarini comentou outro caso concreto da Nova Zelândia, que também envolvia investimentos ESG. Mas o caso do fundo neozelandês era justamente o oposto do fundo do Texas, pois o participante exigia que fosse realizada a aplicação de recursos em ativos sustentáveis.

“O encontro contou com a assistência de diversas pessoas, incluindo presidentes de outras comissões da OAB. Nossa intenção é realizar eventos com várias comissões, como previdência social, regimes próprios, governança e investimentos, pois a previdência é uma matéria multidisciplinar”, disse Aparecida Pagliarini.

Shares
Share This
Rolar para cima