A Abrapp está aderindo como novo membro da organização internacional World Pension Alliance – WPA. A proposta foi aprovada por unanimidade pela Diretoria Executiva da Associação em reunião realizada nesta quinta-feira (05/09).
A WPA é uma organização coletiva formada pelas principais associações que representam planos de previdência complementar e prestadores de serviços em todo o mundo, incluindo Europa, Estados Unidos, Canadá, América Latina e Austrália.
“Trata-se de um fórum relevante de estudos e compartilhamento de boas práticas. Por outro lado, o Brasil parece atrair o interesse da comunidade internacional como exemplo de sistema complementar voluntário em desenvolvimento”, diz Jarbas Antonio de Biagi, Diretor-Presidente da Abrapp.
“Fomos procurados pela WPA que é uma entidade internacional bastante respeitada ao redor do mundo. Não deixa de ser um reconhecimento pelo trabalho realizado pela Abrapp que muito nos orgulha. Entendo como muito positiva a adesão da Abrapp sob o ponto de vista institucional, o que facilitará o acesso ao material produzido e a grandes especialistas internacionais. ”, diz Devanir Silva, Superintendente Geral da Abrapp.
Jarbas de Biagi destaca que a Abrapp tem alcançado o reconhecimento internacional nos últimos anos e, além da filiação à WPA, lembra também do acordo de cooperação com a FIAP – Federación Internacional de Administradoras de Fondos de Pensiones, que ocorreu em agosto de 2023 – leia mais. Aliás a própria FIAP também é membro da World Pension Alliance desde 2016.
Histórico e objetivos – Fundada em 2011, a WPA foi crescendo ao longo dos primeiros anos de existência e deu um passo decisivo em 2016, quando criou suas regras de governança, nomeou um Presidente e um Coordenador. Hoje, por meio de seus membros, a entidade representa mais de 400 milhões de pessoas cobertas por planos de aposentadoria por fundos de previdência que administram cerca de US$ 7 trilhões.
Para buscar seus objetivos, a entidade procura facilitar que seus membros promovam a troca aberta de ideias, experiências e melhores práticas; e que defendam questões de interesse comum para promover e defender globalmente a voz da comunidade de fundos de previdência. Para isso, a WPA apoia as posições de seus membros junto a tomadores de decisão locais, regionais, nacionais e internacionais.
A organização tem o objetivo de produzir conhecimento independente e educação sobre questões que impactam a renda de aposentadorias, incluindo assuntos como gestão de investimentos, governança e legislação.