Discussões sobre riscos, reforma, investimentos e tecnologia encerram série de palestras técnicas do 44º CBPP

As palestras técnicas continuaram a todo vapor no segundo dia do 44° Congresso Brasileiro de Previdência Privada, encerrando a série de conteúdos que contou com 28 apresentações nos dois primeiros dias do evento. 

Os principais temas abordados proporcionaram discussões sobre risco, oportunidades de investimento, reforma tributária, tecnologia, gestão, mercado de seguro e modernização do PGA.

No início do dia, Chico Fernandes, Sócio-fundador da PFM Consultoria, tratou do apetite a riscos nas EFPC, com uma proposta para a abordagem desse tema, abrangendo riscos estratégicos, financeiros e operacionais.

Para falar sobre oportunidades de investimentos, diversos especialistas foram convidados ao Congresso este ano. Andre Fadul, Head da Gestão de Crédito Privado, e Bruno Bonini, Head Comercial e de Produtos do Banco Safra apresentaram uma visão sobre os desafios e as oportunidades do cenário de crédito para o próximo ano.

O crédito privado de fato começa a demonstrar os primeiros sinais de recuperação, e a BB Asset também abordou o tema em outra palestra com apresentação de Flavio Mattos, Gerente Executivo de Fundos de Renda Fixa e Câmbio; Marcelo Farias, Gerente Executivo de Análise e Alocação Doméstica da BB Asset; moderação de Larissa Ramalho, Assessora de Investimento. 

Abordando a visão para o atual ciclo de bolsa no Brasil, Luiz Alves Paes de Barros, Sócio-fundador e Chairman, e Thiago Jacinto Sócio-fundador e Analista de Empresas na Alaska, realizaram outra palestra.

Para falar sobre estratégias de renda variável e crédito, uma palestra foi conduzida por Philipe Biolchini, CIO da Bradesco Asset. Outra apresentação contou com Luiz Felix, Head Global Asset Allocation, e Renato Santaniello, Head Latam Global Multi Asset Solutions da Santander Asset Management, explorando o tema investimentos offshore.

Também foram apresentados quatro estudos que buscam explicar o comportamento dos fundos brasileiros no contexto atual sob diferentes ângulos, em palestra de Eduardo Cagnacci, Head de Investment Solutions, e Gabriel Marquezino, Analista de Investment Solutions da BV Asset.

A alta de taxas de juros nos EUA e o cenário provável de recessão podem impactar o mercado imobiliário, e Andre Toneto Gerente de Aquisições e Investimentos, e Marcello Leone, Diretor de Capital Markets Latam da GTIS Partners, participaram de palestra sobre os desafios enfrentados, as consequências sofridas pela indústria e as oportunidades consequentes disto.

A gestão ativa em renda variável está ganhando ainda mais relevância. Foi esse o mote da palestra conduzida por Aquiles Mosca, Head Comercial, Marketing e Digital, e Marcos Kawakami, Head de Renda Variável da BNP Paribas Asset Management.

Ainda dentro do tema de investimentos, Gustavo Ribas, CEO e Gestor de Real Estate, e Luis Stacchini, Gestor de Real Estate da Navi Capital, falaram sobre o perfil de alocação das fundações em diferentes mercados e qual potencial de crescimento.

E Rafael Bassani, Sócio da Spectra Investments, abordou a terceirização da administração de programas de investimento em ativos alternativos por investidores institucionais, discutindo os benefícios dessa estrutura e a implementação de um programa voltado a essa gestão.

Uma perspectiva dos impactos da reforma tributária nos modelos de negócio das principais empresas do país também foi apresentada no 44º CBPP, com participação de Daniel Rodrigues, Sócio da VELT Partners, como palestrante.

O mercado de seguros de vida e previdência no Brasil e no mundo apresenta oportunidades significativas de crescimento. Para abordar o tema, Carolina Vieira, Diretora de Parcerias Estratégicas da MAG Seguros, conduziu uma palestra técnica ainda na manhã do segundo dia de evento.

Um tema de extrema relevância para setor, a necessidade de modernização do PGA foi palco de apresentação dos palestrantes Eduardo Lamers, Assessor da Superintendência Geral da Abrapp; Elizabete da Silva, Coordenadora da Comissão Técnica Nordeste de Contabilidade da Abrapp/Ancep; Geraldo Assis, Secretário Executivo do Colégio de Contabilidade da Abrapp/Ancep; e Júlio Pasqualeto, Membro da Comissão Técnica Sul de Contabilidade Abrapp/Ancep.

O uso da tecnologia para otimizar processos e democratizar a previdência complementar também foi um tema de destaque entre as palestras técnicas do segundo dia de Congresso. Renata Coutinho, Diretora de Previdência, Renata Tognozzi, Especialista de Negócios da Sinqia, falaram sobre como a tecnologia pode maximizar a atração de participantes aos sistemas.

A tecnologia também é aliada das EFPC para evitar penalidades e proteger os participantes de determinados riscos. Marina Vieira Fabro, Diretora Executiva da Maps + Data A, apresentou como isso pode ocorrer na prática, demonstrando ainda alguns casos de sucesso, e encerrando a série de palestras técnicas do Congresso.

O 44º CBPP é uma realização da Abrapp, UniAbrapp, Sindapp, ICSS e Conecta. Patrocínio Diamante: Asa Investments; BB Asset; BNP Paribas Asset Management; Itajubá Investimentos; Sinqia. Patrocínio Ouro: Aon; Bradesco; BV Asset; Galapagos Capital; Genial Investimentos; Itaú; MAG; Safra; Santander Asset Management; Spectra Investments; SulAmérica Investimentos; XP. Patrocínio Prata: Aditus; Alaska; Anbima; Principal Claritas; Constância Investimentos; Maps + Data A; GTIS Partners; Hashdex; JP.Morgan Asset Management; NAVI; Neo; PFM Consultoria e Sistemas; Trígono Capital; Velt Partners; Vinci Partners. Patrocínio Bronze: Apoena; BlackRock; Capitânia Investimentos; Carbyne Investimentos; Fator; Fram Capital; Franklin Templeton; Hectare Capital; HMC Capital; Inter; Investira; Mapfre Investimentos; Market Axess; Marsche; Mercer; Mestra Informática; Mirae Asset; Polo Capital Management; PRP Soluções Contábeis; RJI Investimentos; Schroders; Teva Indices; Trust Solutions; uFund.

Shares
Share This
Rolar para cima