EFPCs são destaque em previsões do Banco Central

As Entidades Fechadas de Previdência Complementar têm conquistado posições de destaque nas previsões do Banco Central do Brasil, dentre elas a Previ, a Petros e a Funcef. A Previ, por exemplo, teve destaque no primeiro relatório do ranking Top 5 mensal com referência de 2023, publicado no último dia 9 de fevereiro. A fundação figurou em 5º lugar na projeção do IPCA no curto prazo.

O resultado veio logo após a publicação feita pelo IBGE do índice de janeiro de 2023, que apresentou alta de 0,53%, após subir 0,69% em dezembro. Com isso, o IPCA acumulado nos últimos 12 meses ficou em 5,77%.

“Em um período marcado por volatilidade e incertezas, começar o ano com previsões aderentes e corretas destaca o alto nível de precisão e mostra que a equipe está em sintonia com as notícias do mercado e percepções dos dados. Como boa parte dos investimentos em renda fixa da Previ é indexada ao IPCA, acertar o índice significa ter uma segurança ainda maior ao investir”, diz comunicado da entidade.

Petros – A Petros voltou a ser destaque no ranking, ficando no Top 5 anual, divulgado em 31 de janeiro. A posição foi conquistada na projeção de taxa Selic no horizonte de curto prazo, no qual a entidade obteve a nota mais elevada, juntamente com outras instituições.

Ao longo de 2022, a Petros apareceu em todos os rankings Top 5 Selic do Banco Central, assim como figurou 19 vezes nos rankings fiscais divulgados pelo Ministério da Economia. Para a entidade, “esta presença constante nos rankings nacionais representa um selo de qualidade do trabalho dos profissionais que atuam na área”.

Funcef – A Funcef foi outra entidade que tem alcançado elevado grau de acertos nas projeções macroeconômicas em 2022. A fundação também figurou no Top 5 Anual da pesquisa, na categoria taxa de câmbio de médio prazo.

“A leitura bem calibrada da nossa equipe técnica reforça a confiança no trabalho de prospecção e alocação dos investimentos da Funcef com foco no longuíssimo prazo”, afirmou o Diretor-Presidente da fundação, Gilson Santana.

Sobre o ranking – Mensalmente o Banco Central elabora o ranking Top 5, sistema de classificação das instituições baseado no índice de acerto de suas projeções de curto, médio e longo prazo. Essa análise do desempenho dos participantes da pesquisa incentiva o aprimoramento da capacidade preditiva e reconhece o esforço analítico empregado. As projeções são feitas por instituições que atuam no mercado financeiro, como bancos, gestoras de recursos e consultorias, além de empresas do setor real que possuem equipes especializadas que projetam as principais variáveis macroeconômicas.

Shares
Share This
Rolar para cima