Elos é certificada com o Selo de Autorregulação em Governança de Investimentos

Elos

A Fundação Elos obteve o Selo de Autorregulação em Governança de Investimentos. A certificação reconhece a qualidade dos processos de governança de investimentos da entidade. O selo é concedido pelo programa de Autorregulação da Abrapp, Sindapp e ICSS. Até o momento, 17 entidades foram certificadas pelo programa.

O Selo chega dois anos após a adesão da Elos ao Código de Autorregulação em Governança de Investimentos. O processo de candidatura ao Selo durou cerca de 18 meses. “Desde a nossa adesão ao código até a obtenção do Selo, nossa equipe empenhou-se em adequar processos e políticas para que ficasse cada vez mais transparente e evidente a gestão criteriosa de investimentos que já é praticada aqui na Elos”, reforça o Diretor Financeiro e Administrativo, Rafael Vicchini.

“Com certeza é uma chancela que atesta a qualidade de nossos processos e representa mais um passo importante na construção de um futuro cada vez mais próspero junto aos participantes e patrocinadoras”, ressalta Ezequias Candido de Paula, Diretor Superintendente.

Para obter o Selo, a entidade cumpriu exigências estabelecidas no Código de Autorregulação em Governança de Investimentos, que foram submetidas a um processo de auditoria. Esse processo foi realizado por uma banca avaliadora composta por profissionais do segmento de previdência complementar e profissionais do mercado financeiro.

Ezequias acredita que a adesão das entidades aos selos de Autorregulação mostra um movimento importante no sentido de transmitir, não somente ao público de participantes, mas para toda a sociedade, confiança e credibilidade na gestão dos recursos, e com isso ajuda a criar um escudo em torno da reputação do segmento de previdência complementar.

Processos bem definidos – Rogério Brenand Pazzim, Gerente de Investimento da Elos, explica que a obtenção do selo significa que os processos de investimentos são bem definidos e as decisões são técnicas e fundamentadas em estudos. “E com todo esse arcabouço na tomada de decisão minimiza-se o conflito de interesses e decisões centradas em uma única pessoa”, complementa Rogério.

“Entre os princípios contidos no Código, estão as obrigações que devem ser seguidas na gestão de investimentos e no monitoramento de riscos da entidade, buscando sempre o uso das melhores práticas de governança e ética, empregando zelo e diligência com o patrimônio para o cumprimento do dever fiduciário”, diz comunicado da entidade.

O código também traz requisitos que promovem a transparência nos processos de governança de investimentos e garantem a disponibilização de informação adequada e clara. Todas essas ações contribuem para aumentar a confiança de todos os agentes desse segmento do mercado.

Além da Elos, também a Capef, Viva, Eletros, Infraprev e Serpros receberam o Selo no último dia 20 de novembro.

Shares
Share This
Rolar para cima