Em 4 anos de funcionamento, Conecta amplia parcerias e oferece tecnologia de ponta para EFPCs

Com sete parceiros focados em soluções específicas para as Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC), a constituição de uma Central de Serviços e a gestão de um estúdio com tecnologia de ponta, a Conecta completou 4 anos de funcionamento e vem expandindo sua atuação através da busca por soluções e ferramentas que atendam às necessidades do segmento de previdência, levando novos modelos de desenvolvimento, de aplicação e de negociação através do desenvolvimento de parcerias e de soluções para as necessidades específicas do mercado

A Conecta nasceu em 2017, a partir de uma proposta do Planejamento Estratégico do Sistema Abrapp para o triênio 2017-2019, em uma iniciativa que visava a criação de uma empresa de prestação de serviços controlada pela Abrapp e a UniAbrapp, sendo um braço de soluções coletivas compartilhada paras as Associadas.

Desde então, a empresa firmou importantes parcerias com empresas como a Atlas, que oferece soluções em governança corporativa com planos especiais para as EFPC; Comdinheiro, que conta com soluções de análise do mercado de ações, fundos, renda fixa e consolidação de ativos; Contraktor, plataforma de gestão de documentos e assinaturas eletrônicas, que facilita e agiliza a gestão das entidades; Eureka, agência de publicidade, propaganda e marketing digital com experiência no mercado de EFPC; Inovativadora, que oferece serviços de marketing e planejamento para transformação digital das entidades; Perinity, especializada em gestão de riscos, compliance e auditorias, com expertise em LGPD; e PFM Consultoria, especializada na gestão de riscos e que atua no mercado de previdência há mais de 20 anos.

“A Conecta, dentro desses novos tempos e dentro da representatividade da nossa associação, acaba nos inserindo cada vez mais no mundo tecnológico”, diz Luís Ricardo Martins, Diretor Presidente da Abrapp e da Conecta. “O uso intensivo de tecnologia é tão necessário, e a Conecta, como esse braço de soluções coletivas compartilhada com nossas Associadas, é uma empresa nova, que está em um processo de desenvolvimento mas já vem cumprindo sua finalidade, atendendo o objetivo maior da sua constituição, que é inserir o sistema no mundo tecnológico”, complementa.

Linha do tempo – A Conecta foi constituída legalmente em maio de 2017, com data de abertura em julho. Em agosto do mesmo ano, foi assinado contrato de locação de espaço do Centro Educacional da UniAbrapp pela Conecta pelo prazo de 10 anos. Em 2018, foi instituída a Diretoria da empresa, com Luís Ricardo Martins nomeado Diretor Presidente e Luiz Paulo Brasizza na Diretoria Financeira. Vitor Paulo Camargo Gonçalves atuou como Diretor Operacional até 2019; Devanir Silva como Diretor Administrativo; e foram alocadas Roberta Botelho, como gerente, e Bárbara dos Anjos, como assistente administrativo, que já atuavam no projeto.

Em 2019, Claudia Janesko se juntou ao projeto como Superintendente Executiva. “A chegada da Claudia teve o objetivo de alavancar a empresa”, diz Devanir Silva. Também em 2019, foram formadas as primeiras parcerias com Atlas, Comdinheiro, Inovativadora e Perinity.

No ano seguinte, a pandemia trouxe novos desafios não somente para a Conecta, mas para todo o Sistema Abrapp, ficando ainda mais evidente a necessidade do uso de tecnologia para que o negócio das EFPC continuasse sendo viabilizado. Mesmo diante desses desafios, foi realizado o Hack’A’Prev. “Esse projeto da Abrapp, gerido pela Conecta, inaugurou de maneira inédita a vinculação da Associação com startups”, explica Devanir.

No mesmo ano, iniciou a gestão do projeto Hupp, hub de tecnologia voltado para previdência. “O grande objetivo do Hupp é aproximar os gestores do nosso sistema daqueles que têm visão sobre o futuro da previdência complementar, através de parcerias em mundo novo, com estruturas exponenciais que possam oferecer condições técnicas de levar um produto para o cliente final, que é o participante”, destaca Devanir Silva.

Em outubro de 2020, foi lançada, durante o 41º Congresso Brasileiro de Previdência Privada (CBPP), a Central de Serviços da Conecta, que nasceu da necessidade de apoiar as EFPC em uma ação muito mais integrada, com uma visão completa de todo o ciclo de vendas e de atendimento a participantes e potenciais participantes. Novas parcerias também foram estabelecidas ao longo do ano passado, entre elas Eureka, Contraktor e PFM.

Este ano, houve mudanças na Diretoria da Conecta, com a chegada de Claudia Trindade que assumiu a Diretoria Financeira da Conecta no lugar de Luiz Paulo Brasizza. A mudança fez parte de uma série de alterações que foram realizadas em representação de fóruns, diretoria e grupos de trabalho da Abrapp. Luiz Brasizza deixou a representação em alguns âmbitos devido a uma nova orientação da política de compliance global de sua empresa, a Volkswagen.

Estúdio – Em maio, o Centro Educacional UniAbrapp foi transformado no Estúdio Conecta, estrutura física completa para gravação ou transmissão de eventos ao vivo. “Trouxemos isso para dentro da Conecta visando atender a necessidade da nossa controladora principal, a Abrapp, mas que também fosse algo que tivéssemos condições de oferecer ao sistema, assim como outras soluções que a Conecta já distribui”, diz Claudia Janesko.

Com parcerias com fornecedores de tecnologias, o uso do espaço evita o investimento em equipamentos, além de fazer a gestão da plataforma de eventos da Abrapp. “O estúdio foi uma maneira de nos adaptarmos a esse período de pandemia e poderemos oferecer um local de qualidade, com tecnologia de ponta, não só para as Associadas da Abrapp como também para terceiros”, destaca Devanir Silva.

Além disso, foi criada a Arena Conecta, espaço “virtual” em que a Abrapp realizará seus eventos ao longo de 2021. Trata-se de uma plataforma contratada e distribuída pela empresa com foco em soluções associativas.

Devanir ressalta a importância das mudanças relativas ao Plano de Gestão Administrativa – PGA para que haja flexibilidade para as entidades fazerem investimentos no próprio negócio, podendo, assim, usufruir cada vez mais dos serviços oferecidos pela empresa. “Desde que instalamos a Conecta, produzimos resultados”, complementa Devanir, reiterando que a empresa está preparada para um salto a partir do investimento em tecnologia e no time para que esse resultado fosse alcançado.

Shares
Share This
Rolar para cima