Os dois últimos dias do 15º Encontro de Previdência Complementar da Região Sul foram marcados por intensos debates sobre os rumos do setor frente às transformações tecnológicas, climáticas e sociais. O evento teve início nesta quarta-feira, dia 21 de maio, realizado pela Tchê Previdência, com apoio institucional da Abrapp, e aconteceu este ano em Gramado (RS).
Na quinta-feira, dia 22 de maio, o encontro fez uma imersão nos cenários econômicos global e brasileiro, com contribuições de Ragnar Magalhães (Icatu Vanguarda) e Jeferson Bittencourt (ASA), que destacaram os impactos das conjunturas econômicas sobre os investimentos previdenciários. Na sequência, especialistas discutiram os desafios para o fomento da previdência complementar fechada, com foco nas barreiras de adesão e nos modelos de governança.
Outro ponto alto foi a palestra da equipe da Bradesco Asset sobre a integração do ESG na previdência, reforçando o papel da sustentabilidade como compromisso estratégico. À tarde, o debate se voltou à ética e à regulação da inteligência artificial, com participação de Daniel Santoro (PROCERGS/IBGC) e Eduardo Lamers (Abrapp), além de um painel sobre IA nos investimentos, com nomes como Denison Martins (BB Asset) e Rafael Silotto (Bradesco Asset).
Na ocasião, o Superintendente-Geral da Abrapp, Eduardo Lamers, tratou do marco normativo da inteligência artificial que já foi aprovado no Senado e está sob análise no âmbito da Câmara dos Deputados. Além de abordar os princípios e as obrigações que devem ser implementadas por esse marco, Lamers falou sobre o impacto da inteligência artificial nas relações de emprego e a necessidade de proteção social dos trabalhadores.
Para prestigiar o evento, o deputado Pompeo de Mattos (PDT/RS) compareceu na quinta-feira, manifestando publicamente seu apoio à causa da Previdência Complementar, fazendo referência, inclusive, ao trabalho realizado no âmbito da Reforma Tributária para que o setor fosse contemplado de acordo com suas caraterísticas, movimento este liderado pela Abrapp e que mobilizou diversas instituições e parlamentares.
A comunicadora Greta Paz encerrou o dia com uma palestra inspiradora sobre como traduzir o valor da previdência para as novas gerações, seguida pelo lançamento do livro “Previdência é Coisa de Família”, de Cristiano Verardo, da Vexty.
Na sexta-feira, dia 23 de maio, o evento iniciou com uma reflexão sobre os impactos das mudanças climáticas, com base nos desastres climáticos ocorridos no Rio Grande do Sul, apresentados por Abner de Freitas (Hopeful School). A sustentabilidade da previdência foi novamente destaque na palestra de Giancarlo Germany, da Mirador, que abordou a gestão de ativos e longevidade como pilares para o futuro do setor.
A manhã seguiu com a apresentação de um case prático de uso de IA na Quanta Previdência, por Glauco Balthar, e se encerrou com Luciana Bazanella (White Rabbit), que propôs reimaginar o futuro radicalmente com inteligência artificial.
A Abrapp também fez uma homenagem aos 25 anos de dedicação de José de Souza Mendonça ao setor. Mendonça já atuou em diversas frentes na Abrapp, incluindo os cargos de Diretor-Presidente do Sindapp, Diretor-Presidente da Abrapp e membro do conselho, entre outras posições ao longo de sua carreira.
O evento foi oficialmente encerrado, reafirmando o papel estratégico da Previdência Complementar no Brasil.