Encontro da Região Sul promoveu debate sobre alternativas de desacumulação em Planos CD

O terceiro e último dia da 14ª edição do Encontro de Previdência Complementar da Região Sul 2024, realizado nesta sexta-feira (07/06), em Florianópolis (SC), trouxe como um dos itens da programação, o painel da Abrapp “Planos CD em Foco: Expansão e Modernas Formas de Desacumulação”. A mesa foi moderada por Regidia Frantz, Diretora Vice-Presidente Suplente da Abrapp. As apresentações foram realizadas por Sérgio Cardoso, Atuário e Especialista da UniAbrapp, e Raphael Barcelos de Faria, Secretário Executivo do Colégio de Comissões de Planos Previdenciários da Abrapp.

Sérgio Cardoso abordou as modernas formas de desacumulação nos Planos CD e apresentou um estudo comparativo de rentabilidades e características dos planos de benefícios da Previdência Complementar com o Renda Mais. O especialista destacou  as vantagens oferecidas pelos planos administrados pelas entidades fechadas de previdência complementar (EFPC).

Por outro lado, Raphael Barcelos explicou que há um pensamento equivocado de que planos CD não possuem risco, porém, eles não são os mesmos que os planos BD. Mas o saldo de contas sofre ajustes a todo momento em função da rentabilidade dos ativos. Apesar de não apresentar resultado superavitário nem deficitário, o risco é transferido para o participante e impacta sobre sua reserva. Os gestores e profissionais à frente das EFPC devem monitorar esse valor, para verificar se será ou não atingida a expectativa do participante.

Encerramento – O Diretor-Presidente da Abrapp, participou do encerramento do 14º do Encontro de Previdência Complementar da Região Sul, destacando a alta qualidade do evento e de seu conteúdo. “Nossa sensibilidade diz que o evento foi excelente com grande integração entre as pessoas e boa sintonia com os palestrantes e convidados”, comentou. Ele ressaltou o aperfeiçoamento contínuo da governança das entidades e a necessidade de fortalecer o fomento do sistema para ampliar a cobertura dos planos para maior número de pessoas.

Jarbas de Biagi também participou da gravação de um podcast no último dia do evento, junto com os presidentes das três associações de previdência da região sul do país – Celio Peres (ASCPrev), Cláudia Trindade (Previpar) e Adimilson Stodulski (Tchê Previdência).

O Encontro da Região Sul foi organizado pela Associação Catarinense das Entidades de Previdência Complementar (ASCPrev), com o apoio da Abrapp, de 5 a 7 de junho. Com tema central “A Humanização na Era Digital”, o evento trouxe uma ampla programação com cerca de 20 palestrantes. Durante os três dias, foram abordados temas como a agenda estratégica do segmento, tendências globais que impactam a gestão de investimentos em 2024, perspectivas futuras e desafios para a implementação efetiva da adesão automática, entre outros.

O 14º Encontro de Previdência Complementar – Região Sul tem o patrocínio de ASA Investiments, Bradesco Asset Management e Navi Capital como investidores Ouro; 4UM Investimentos, Aditus Consultoria Financeira, Galápagos Capital, SulAmérica Investimentos como investidores Prata; e ARX Investimentos, BNP Paribas Asset Management, Constância Investimentos, Itaú Investidores Institucionais, Santander Asset Management, Schroders, Trígono Capital e Tag Investimentos como investidores Bronze.

 

Shares
Share This
Rolar para cima