Entrevista: Ações do programa de educação previdenciária da Funcef promovem quase 1000 novas adesões aos planos

Ricardo Pontes

Em 2023, a Funcef realizou 139 ações do programa de educação previdenciária, alcançando cerca de 11,5 mil empregados da Caixa (Caixa Econômica Federal). O impacto positivo do projeto incluiu 919 adesões, 424 solicitações de aumento no percentual de contribuição e 2.347 novos dependentes cadastrados.

Um dos destaques do ano foi o projeto voltado aos gestores da instituição, em uma parceria entre Funcef, Superintendências de Rede e APCEFs de todo Brasil. Em 2023, treze superintendências regionais participaram da iniciativa, cujo foco foi estreitar o relacionamento e fortalecer a cultura do planejamento previdenciário com os participantes. 

A ação consistiu na realização de conversas de uma hora com os empregados do banco, abordando assuntos como regras dos planos da Funcef, avaliação do percentual de contribuição, regras de tributação e proteção dos dependentes.

Desde o início do projeto, houve um aumento de R$ 1,5 milhão mensal no valor total de contribuições. Outros resultados importantes foram possibilitar o retorno ao plano de participantes que cancelaram a inscrição e o ingresso de empregados da Caixa que deixaram o planejamento da aposentadoria para mais tarde.

Outro destaque do programa de educação previdenciária é a consultoria previdenciária, que atendeu 520 participantes em 2023, um aumento de 367% em relação ao ano anterior. Na consulta é possível tirar dúvidas, simular cenários e valores de benefício, além de outras informações relevantes para quem precisa tomar decisões financeiras importantes, como a escolha do percentual de contribuição ou a melhor idade para solicitar a aposentadoria.

Confira abaixo entrevista exclusiva com o Diretor-Presidente da Funcef, Ricardo Pontes, sobre as ações de educação previdenciária desenvolvidas pela entidade: 

 

Blog Abrapp em Foco: Poderia comentar os objetivos das ações de educação previdenciária realizadas pela Funcef em 2023?

Ricardo Pontes: O objetivo das ações é de fomentar a cultura previdenciária aos empregados da Patrocinadora, evidenciando a importância e vantagens dos planos de benefícios, com vistas a atuarmos de forma ativa, para um planejamento previdenciário consciente e seguro, além de prestarmos apoio contínuo aos participantes aposentados e pensionistas para uma aposentadoria tranquila, de acordo com as expectativas de cada um. A Funcef, para alcançar o propósito de contribuir, de forma ativa, para a qualidade de vida dos seus participantes, têm estimulado o aumento contributivo, a adesão aos planos e, principalmente, aconselhado nas escolhas que sejam mais protetivas para a formação da reserva previdenciária de qualidade. 

 

Blog: Quais foram os principais resultados positivos? Como foram alcançados?

Ricardo Pontes: A partir da identificação sobre a necessidade de aumentar a conscientização da cultura previdenciária, foram planejadas e executadas ações que tiveram como condução: público-alvo, segregação por plano e perfil, com cronograma estabelecido e estratégias de atuação em cada atividade elaborada. Nessa identificação, os profissionais da Funcef que trabalham diretamente no Relacionamento com os participantes tiveram importante atuação. Ainda, a parceria firmada pela nova gestão com a Patrocinadora e Entidades representativas, foi essencial para o sucesso das ações elaboradas pela Gerência de Relacionamento. Os resultados foram muito positivos, sobretudo, pelo fortalecimento do relacionamento entre Participante, Caixa e Funcef, bem como os números alcançados (ver os dados acima).

 

Blog: Quais os projetos da Funcef em termos de educação previdenciária para 2024? 

Ricardo Pontes: A pretensão é ampliar as ações, por meio da execução de projetos estratégicos, em fase de execução, que permitirão aproximar cada vez mais a Fundação de seus participantes, possibilitando o fomento à cultura previdenciária, financeira e de qualidade de vida dos nossos participantes, sendo este Propósito fundamental da Funcef. Para isso estamos com projetos que irão percorrer todas as fases de vida dos nossos participantes: contributiva e de aposentado, orientando para o aumento contributivo nos planos de Contribuição Variável (CV), temos o segundo maior plano de contribuição variável do segmento, que completa neste ano de 2024, 18 anos de existência, com ótimas entregas, além de criarmos criando um conjunto de debates com nossos participantes e com a patrocinadora CAIXA, com vistas a atuação mitigadora de riscos nos nossos planos de Benefício Definido ( BD).

 

Blog: Poderia comentar a nova resolução que permite a inscrição automática dos novos empregados aos planos de previdência? 

Ricardo Pontes: A nova resolução do CNPC é uma conquista de todos os trabalhadores e servirá para propiciar um maior alcance aos planos de previdência complementar, uma vez que ao ser admitido, o empregado será automaticamente inscrito no plano e poderá verificar, num período de até 120 dias, a importância da previdência complementar, podendo então, caso não tenha interesse, cancelar a inscrição ou permanecer conforme o interesse dele mesmo. A norma foi amplamente discutida com todo o segmento e tem como função apoiar a proteção, sem retirar a opção que pode ser efetuada com maior qualidade. Representa, portanto, uma alavanca poderosa para apoiar a qualidade de vida dos participantes.

Essa resolução vai minimizar eventuais descontentamentos correntes, causados pelo viés de confirmação, discutido na psicologia econômica, pelo qual os empregados que não aderiram, passado algum tempo, ficam presos a esse dilema e deixam de contribuir ao plano, bem como por desconhecimento da importância de serem previdentes, construindo um futuro mais seguro.

Shares
Share This
Rolar para cima