Entrevista: Cristiano Heckert comenta as prioridades e desafios da Funpresp-Exe no início de sua gestão

Cristiano Heckert

No cargo de Diretor-Presidente da Funpresp-Exe desde janeiro de 2022, Cristiano Heckert apresenta em entrevista exclusiva ao Blog AbrappemFoco, os principais projetos e prioridades do início de sua gestão à frente da entidade diante de um cenário econômico de alta volatilidade. Engenheiro de produção formado pela Escola Politécnica da USP e servidor federal desde 2005, o gestor possui ampla experiência em gestão pública, tendo ocupado diversos cargos nos Ministério de Planejamento, Economia, entre outros. Seu último cargo foi de Secretário de Gestão do Ministério da Economia, onde ficou por três anos, até ser chamado para substituir Ricardo Pena na presidência da Funpresp-Exe.

Em conjunto com o Instituto Brasileiro de Gestão Pública, a Funpresp-Exe está organizando o “Fórum IBGP de Previdência Complementar 2022”, que acontecerá nos dias 9 e 10 de junho, com transmissão através de plataforma online – leia mais. Na entrevista, Cristiano comenta o objetivo do evento e também a aproximação com a Abrapp e outras entidades do setor. Confira a entrevista a seguir na íntegra:

Blog AbrappemFoco: Poderia analisar a evolução e a estrutura atual da Funpresp-Exe? Como avalia o crescimento da entidade?

Cristiano Heckert: O patrimônio administrado pela Funpresp-Exe cresce de forma consistente. Nos últimos 4  anos, subimos da 122ª para a 33ª posição no ranking das EFPC, segundo o consolidado  estatístico da Abrapp. Um dos nossos planos, o ExecPrev, já é o 5º maior plano de contribuição definida (CD) do Brasil. Até o final de 2023, projetamos estar entre as 25 maiores EFPC e ter o 2º maior plano CD. Tudo isso requer uma governança cada vez mais sólida. Temos na Funpresp-Exe, 14 órgãos colegiados, a maioria dos quais conta com participantes entre os seus integrantes. Garantir a harmonia e a sinergia entre esses colegiados é um dos principais desafios que temos priorizado.

Blog: Quais os principais desafios e objetivos da Funpresp-Exe em termos de governança e cenários econômicos para os próximos anos? 

Cristiano: Em relação aos cenários econômicos, a despeito de eventuais oscilações momentâneas, nosso foco está no longo prazo. A captação líquida dos nossos planos de benefício supera R$ 80 milhões por mês e isso nos permite aproveitarmos oportunidades que surgem em momentos de maior volatilidade, sempre buscando maior rentabilidade, com segurança, adotando uma visão de longo prazo.

Blog: Quais os principais projetos e prioridades do início de sua gestão? 

Cristiano: Nós estabelecemos 3 prioridades para a nossa gestão. A primeira é o relacionamento com o  participante. Nesse sentido, acabamos de implantar uma nova Central de Atendimento, a omnichannel, que nos permitirá um atendimento integrado em todos os canais. Esperamos em breve lançar a nova Sala do Participante, com melhor usabilidade e mais recursos para o  participante.

A segunda prioridade é a solidez dos investimentos. Para isso, temos buscado diversificação  com segurança. Começamos neste mês a operar nossos fundos de crédito privado e, até o final do ano, pretendemos ingressar no segmento de fundos imobiliários. Os empréstimos consignados em breve serão ofertados também aos participantes do Poder Legislativo e do Banco Central. Trata-se de um produto “ganha-ganha”, que aumenta a rentabilidade da nossa  carteira e, ao mesmo tempo, oferece as melhores taxas do mercado para o participante.

Em terceiro lugar, temos procurado aperfeiçoar ainda mais nossa governança e gestão. Para  isso, iniciamos a revisão do estatuto e temos conversado com o Governo e o Parlamento sobre possíveis alterações legislativas. Estamos também na reta final de implantação do novo Sistema de Gestão Previdenciária, que melhorará muitos de nossos processos internos.

Blog: Explique o objetivo e a importância do evento que será realizado em parceria com o  IBGP. 

Cristiano: Sabemos que a governança é um dos fatores críticos de sucesso mais importantes nas EFPC. Ela é, ao mesmo tempo, um instrumento de transparência e de engajamento dos participantes, o que garante confiança no longo prazo. Nesse sentido, realizar um evento com o Instituto Brasileiro de Governança Pública, voltado à promoção da governança e qualificação de  gestores, é muito importante para que não só a Funpresp-Exe, mas todas as entidades fechadas de previdência complementar continuem capacitando seu pessoal e absorvendo as  melhores práticas do Brasil e do mundo nessa temática.

Blog: O Diretor-Presidente da Abrapp, Luís Ricardo Martins participará do painel de  abertura do evento, bem como outras lideranças do setor, como Amarildo Vieira de Oliveira, Diretor-Presidente da Funpresp-Jud. Poderia comentar a importância da  aproximação com essas lideranças e entidades representativas do setor? 

Cristiano: Trocar experiências é fundamental para o fortalecimento e a solidez do setor. A Abrapp tem desempenhado por décadas papel relevantíssimo, não só de representação e defesa dos interesses do segmento, mas também de compartilhamento de melhores práticas, visando à  elevação dos padrões de governança das entidades. A Funpresp-Jud é nossa “entidade irmã”, com características e desafios semelhantes aos nossos. Para mim, é uma grande honra dividir o painel de abertura com profissionais altamente qualificados e experientes como o Luís Ricardo e o Amarildo.

Shares
Share This
Rolar para cima