Entrevista: Mauro Figueira comenta as realizações do Comitê de Ética da Abrapp e perspectivas para 2024

Mauro Motta Figueira

As atividades do Comitê de Ética da Abrapp iniciaram em 2023, após a reorganização aprovada um ano antes. O órgão migrou do Sindapp para formar-se como órgão estatutário da Abrapp. Em entrevista exclusiva ao Blog Abrapp em Foco, o Coordenador da Comissão de Ética da Abrapp e Diretor-Presidente da Vexty, Mauro Motta Figueira, comenta as principais realizações do órgão desde sua reestruturação, que incluíram a aprovação de um plano completo de trabalho e o desenvolvimento de uma série de adaptações nos instrumentos de governança do comitê, começando pelo regimento interno.

Além disso, outro importante avanço ao longo de 2023 foi a adesão de diversas entidades ao Código de Condutas. “Com as ações previstas para 2024 e a disseminação dos princípios recomendados para o regime fechado de previdência complementar, mais adesões são esperadas”, diz Mauro.

O Coordenar também abordou o que já está sendo realizado em 2024 e o planejamento para o restante do ano. Ele destacou a proposta de reformulação do Código de Condutas Recomendadas para o sistema. Houve uma revisão completa deste normativo e, entre os pontos alterados, uma melhor especificação dos princípios. Segundo ele, o novo documento tem um caráter mais educativo e aconselhador. Confira a entrevista na íntegra a seguir:

 

Blog Abrapp em Foco: Quais as principais realizações do Comitê de Ética da Abrapp em 2023? Comente com os principais avanços.

Mauro Motta: O ano de 2023 foi marcado pelo início das atividades do Comitê de Ética, após a reorganização aprovada em assembleia, em 2022. O Comitê migrou do Sindapp para formar-se como órgão estatutário sob o guarda-chuva da Abrapp.

Os primeiros passos foram aprovar um plano completo de trabalho para o ano e realizar uma série de adaptações nos instrumentos de governança do Comitê. Foi realizada, inicialmente, a revisão do Regimento Interno, com as regras de funcionamento do Comitê de Ética, que, após passar por aprovação do Conselho Deliberativo, foi amplamente divulgado.

Elaboramos, também, o novo Código de Ética da Abrapp para os colaboradores da associação, com base na antiga Política de Condutas. O Código reflete o compromisso da Abrapp com os princípios de ética, integridade, transparência, responsabilidade social, respeito e combate à corrupção. O normativo abrange, ainda, as boas práticas de governança, tornando-se uma importante referência a ser observada por todos os que integram o Sistema Abrapp ou que com ele se relacionem.

Outra relevante ação do Comitê de Ética em 2023 foi a participação ativa no Seminário do Dever Fiduciário, realizado em julho, que contou com o número recorde de mais de 800 inscrições. Os membros do Comitê ajudaram na construção do programa, na seleção dos painelistas e participaram de um dos painéis do evento. A avaliação geral dos participantes foi muito positiva.

Ao longo do ano também tivemos a adesão de algumas entidades ao Código de Condutas, totalizando 85 entidades compromissadas até o momento. Com as ações previstas para 2024 e a disseminação dos princípios recomendados para o regime fechado de previdência complementar, mais adesões são esperadas.

 

Blog Abrapp em Foco: Poderia apresentar o que o Comitê já está realizando em 2024 e o planejamento até o final do ano? 

Mauro Motta: A primeira reunião do Comitê de Ética em 2024 foi bastante produtiva. Iniciamos o ano com a proposta da reformulação do Código de Condutas Recomendadas para o sistema.

Houve uma revisão completa deste normativo, com uma melhor especificação dos princípios, além da compatibilização com o novo Código de Ética da Abrapp. O novo documento tem um caráter mais educativo e aconselhador. Apesar das orientações não possuírem característica impositiva, a adesão ao Código representa o compromisso, por parte de cada entidade, de atuar com foco na prevenção. Outros pontos alterados no novo documento são a melhor explicitação de atos de fraude, corrupção e lavagem de dinheiro, além da formalização de infrações como preconceito, assédio, condições de trabalho análogas à escravidão, fraude, suborno e favorecimento. A proposta do novo Código de Condutas já foi debatida e aprovada pelo Conselho Deliberativo da Abrapp e seguirá para consulta pública e, em seguida, aprovação de uma Assembleia Geral Extraordinária.

Entre as outras atividades previstas para 2024 estão a participação no Seminário do Dever Fiduciário, o fortalecimento das relações institucionais com entidades que fomentam a prática da Ética, a produção de materiais técnicos e publicações e a participação no 45º CBPP, que será melhor detalhada posteriormente.

 

Blog Abrapp em Foco: O Comitê contou com a chegada de Cícero Dias como novo integrante. Poderia comentar este reforço para o órgão? 

Mauro Motta: O Professor Cícero Rafael Barros Dias, CEO da Funpresp-Exe, assumiu como novo membro do Comitê de Ética, substituindo Gerson Falcucci, que se aposentou e, por isso, renunciou ao posto no ano passado. Cícero é um importante reforço para o Comitê, agrega experiência e conhecimento para o órgão e já participou da primeira reunião ordinária de 2024. Em nome de todos os membros do Comitê de Ética, agradeço as contribuições do Gerson aos trabalhos realizados ao longo de 2023 e registro as boas-vindas ao Cícero.

No final do ano de 2023, o Eder Luiz Faria, membro do Comitê, também se aposentou e, portanto, teve de renunciar ao posto. O substituto É Sandro Grando, Diretor-Presidente da BB Previdência, que foi escolhido pelo Conselho Deliberativo da Abrapp. Em nome de todos os membros do Comitê, agradeço as contribuições do Eder pelos trabalhos realizados.

Shares
Share This
Rolar para cima