Entrevista: Prece colhe resultados positivos com a reestruturação da Área de Investimentos

Antonio Carneiro Alves

A partir de um processo contínuo de aperfeiçoamento da governança com foco na área de investimentos e controle de riscos, a entidade fechada de Previdência Complementar da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae-RJ), a Prece, vem colhendo resultados positivos na gestão de suas carteiras. O processo de reestruturação da área de investimentos começou em 2007 e, neste no  ano, está prestes a completar 14 anos.

Em entrevista exclusiva ao Blog Abrapp em Foco, o Diretor de Investimentos da Prece, Antonio Carneiro Alves, comenta os avanços, a situação atual e os desafios da fundação para os próximo anos. Leia entrevista a seguir:

Blog Abrapp em Foco – Poderia comentar a situação atual do processo de aperfeiçoamento da governança dos investimentos da Prece?

Antônio Alves – O trabalho continua e em ritmo acelerado. Após tomar posse da presidência da Prece em abril de 2020, o engenheiro Eduardo Vargas demonstrou pelo exemplo que sua nova gestão será marcada pela inovação, pois não abre mão de uma “Nova Prece”. Em sua gestão, ele está implementando vários projetos fundamentais para a fundação com vital alinhamento de todos os membros da Diretoria Executiva, desenvolvendo grupos de trabalho, internos, multidisciplinares – com o compromisso da manutenção de uma gestão baseada na mitigação de riscos.

Blog – Poderia lembrar quando começou a reestruturação da área de investimentos da fundação?

Antônio – A atual gestão vem dando todo o incentivo e confiança para que possamos continuar avançando nesse trabalho que vem sendo feito desde 2007. Estamos focados em avançar cada vez mais nos mecanismos de blindagem e transparência da entidade e na contínua qualificação do corpo técnico.

Blog – Como está estruturada a nível profissional a área de investimentos da Prece atualmente?

Antônio – Hoje a área de investimentos possui uma equipe altamente qualificada, todos tendo ingressado como estagiários. A área é formada por profissionais escolhidos após um rigoroso processo de seleção entre jovens estudantes das melhores faculdades de economia do estado do Rio de Janeiro. Todos eles são treinados e posteriormente, se for o caso, são efetivados, moldando e sendo moldados à cultura da “Nova Prece”.

Blog – Poderia contar um pouco mais sobre a formação e capacitação da equipe?

Antônio – Na condição de primeiro profissional de carreira desde a fundação da Prece a chegar ao cargo de Diretoria, sempre me dediquei nesse processo de desenvolvimento do corpo técnico como o pilar principal para a garantia do futuro dos participantes. Sempre procurei estimular nossos colaboradores a realizarem especializações, MBAs, mestrados e a participarem ativamente em cursos, palestras e seminários. Procuramos não adotar a capacitação sob a ótica de uma despesa, mas sim, a consideramos como um importante investimento em capital humano que gerar grandes frutos. A agora estamos colhendo esses frutos do trabalho de muitos anos.

Blog – Poderia explicar quais são esses frutos?

Antônio – Dessas primeiras sementes, a Prece colheu a criação das áreas de riscos de investimentos, que foi egressa da área de investimentos. Hoje essa área está segregada e ligada à presidência. Outro fruto que foi colhido a partir de nosso trabalho foi o segmento de governança em investimentos, que continua dentro da área de investimentos. Essas duas áreas, independentes entre si, hoje são responsáveis pela estruturação de um processo rigoroso de dupla-checagem, com a função de monitorar os ativos.

Blog – Poderia explicar um pouco sobre o avanço nos processos de gestão de investimentos?

Antônio – Nesse processo todo, na Gerência de Investimentos, desenvolvemos internamente de modelos quantitativos e qualitativos para seleção e monitoramento, manualização e otimização do processo decisório para investimentos e desinvestimentos. Além disso, elaboramos um Manual de Responsabilidades e Competências com descrição de cargos, funções e qualificação de cada um dos colaboradores da área de investimentos. Essas ferramentas foram incorporadas na política de investimento dos planos, reforçando a transparência e comprometimento com a blindagem dos recursos dos participantes.

Blog – Poderia comentar os avanços no desempenho dos investimentos das carteiras da Prece?

Antônio – Todo esse processo vem originando aos participantes uma rentabilidade não só consistente, mas com geração de alfa, ou seja, com rentabilidade acima da meta atuarial nas alocações, que é fruto de estratégias de investimentos bem definidas. Inclusive, conseguimos alienar ativos ilíquidos e de baixíssima rentabilidade, enquadramos novamente o segmento de imóveis e recuperamos cifras bastante expressivas de ativos defaultados, isto é, que não honraram seus compromissos, adquiridos por gestões anteriores a 2007. Posso garantir que a Prece é uma entidade que se dedica integralmente em garantir aos participantes um futuro melhor. As adversidades são muitas, mas sabemos que o preço da liberdade é a eterna vigilância.

Shares
Share This
Rolar para cima