A Entidade Fechada de Previdência Complementar dos servidores de Santa Catarina, a SCPrev, completou 5 anos de vida no último dia 1 de fevereiro. Desde sua fundação em 2017, a entidade tem se consolidado com o avanço em sua governança e gestão responsável dos investimentos e plano de benefícios. O Diretor-Presidente da SCPREV, Célio Peres, destaca em entrevista as principais conquistas da fundação no período.
E a principal novidade, que coincide com o aniversário da entidade, é a implantação do benefício especial (BEP). “Planejado desde 2018, o benefício especial agora é uma realidade e representa um grande estímulo para o servidor migrar para o RPC e aproveitar todas as vantagens oferecidas pela previdência complementar”, diz Célio em trecho da entrevista.
O que se pode destacar é que o benefício especial, no caso do servidor de Santa Catarina, será pago já no momento da migração. A vantagem é que no caso de exoneração, ele tem direito a portar ou resgatar a reserva correspondente, pois o benefício estará vinculado ao seu CPF. Confira a seguir, a entrevista na íntegra:
Abrapp em Foco – Como avalia a evolução da SCPREV nestes cinco anos?
Célio Peres – A principal evolução se caracteriza pela governança praticada na entidade e com gestores
qualificados nas suas áreas de atuação. A eficiência administrativa e a gestão responsável dos investimentos fazem da SCPREV, com apenas cinco anos de vida, uma entidade acessível, com escala e na busca da antecipação do ponto de equilíbrio, que é quando as despesas e as receitas administrativas de uma entidade atingem o mesmo patamar.
Abrapp em Foco – Quais ações podem ser destacadas nesses cinco anos?
CP – Podemos destacar a autorização legislativa para administrar plano de benefícios para os municípios e as empresas públicas de Santa Catarina; a inscrição automática dos servidores ao plano de benefícios complementar; a utilização das mais variadas plataformas de comunicação; processos internos no formato 100% digital; rápida adequação das atividades no trabalho de formato em home-office em função de eventos externos; e, prestes a completar cinco anos, conseguimos emplacar o Benefício Especial para os servidores que optarem por aderir à previdência complementar de forma patrocinada.
Abrapp em Foco – O que representa a atuação da SCPREV para os servidores públicos de Santa Catarina?
CP – Com a reforma da previdência no último ano, muitos servidores públicos já entenderam que passarão por várias regras de transição até conseguirem, de fato, se aposentar. Todas essas mudanças terão um grande impacto na aposentadoria dos servidores aqui do Estado. Muitos desses servidores que ainda estão na ativa precisam buscar alternativas para não depender exclusivamente da previdência pública. A previdência complementar – aqui no Estado administrada pela SCPREV – surge como uma alternativa de investimento previdenciário que não será afetado pelas novas regras referentes à aposentadoria. Ela é um investimento a longo prazo que assegura o recebimento de uma aposentadoria que ajudará os aposentados a manter o padrão de vida próximo ao do período em que estava na ativa.
Abrapp em Foco – Poderia explicar a importância do benefício especial para os servidores públicos de Santa Catarina?
CP – Planejado desde 2018, o Benefício Especial agora é uma realidade e representa um grande estímulo para o servidor migrar para o RPC e aproveitar todas as vantagens oferecidas pela previdência complementar. O incentivo dará sustentabilidade ao modelo de previdência complementar do Estado e potencializará a capitalização individual em favor dos servidores que optarem pela migração.
Abrapp em Foco – Quais os planos para o futuro da SCPREV?
CP – Não tenha a menor dúvida que perseguiremos o ponto de equilíbrio para que a SCPREV inicie a redução da taxa de carregamento, que é paga pelo participante para custear as despesas administrativas da Fundação. Além disso, queremos lançar um ousado plano de educação financeira e previdenciária para todos os servidores do Estado e, para os participantes da SCPREV, um programa de treinamento em gestão previdenciária.