O Encontro dos Profissionais de Investimentos e Previdência dos Fundos de Pensão do Norte e Nordeste – Epinne EPB 2024 teve início nesta quinta-feira (25/07), na cidade do Recife, com a presença de mais de 400 participantes entre autoridades do governo, dirigentes, profissionais e prestadores de serviços. Com o tema “Previdência Complementar: Tendências e Inovações para um Mercado em Transformação”, o evento é organizado pela Fachesf em parceria com a CompesaPrev e a BandePrev, conta com o apoio institucional da Abrapp e do ICSS, e terá continuidade nesta sexta-feira (26/07).
O Coordenador-Geral do Epinne EPB 2024, Armando Barros, agradeceu a presença massiva das entidades das regiões nordeste e norte do país, e pela confiança concedida para a organização do evento. Como Diretor-Presidente da Fachesf, Barros introduziu os temas fundamentais do encontro e o papel das entidades fechadas como investidoras que contribuem para o desenvolvimento do mercado de capitais e o potencial dos investimentos em infraestrutura e economia real. Ele destacou a participação da Bandeprev e a Compesaprev na comissão organizadora da presente edição do Epinne EPB.
O Diretor-Presidente da Abrapp, Jarbas Antonio de Biagi, parabenizou a organização do encontro e destacou que todos os segmentos estão representados, sejam as entidades fechadas, participantes, patrocinadores e governo. “O Brasil inteiro está representado neste evento. Então podemos dizer que o Recife é a capital da Previdência Complementar nestes dois dias”, disse. O dirigente lembrou que o sistema de EFPC pagou mais de R$ 100 bilhões em benefícios em 2023.
“É um dinheiro que volta para a sociedade. É importante lembrar sempre que temos cumprido o dever de casa de pagar benefícios em dia”, comentou Jarbas de Biagi. E destacou ainda o papel da Abrapp no trabalho conjunto com o Ministério da Previdência Social, com a Previc e o Congresso Nacional, ao lado das grandes fundações do país e da Anapar como representante dos participantes.
O Secretário-Executivo do Ministério da Previdência Social, Osório Chalegre, destacou que não imaginava o tamanho da força da mobilização dos representantes da Previdência Complementar nesta edição do Epinne EPB 2024. Ele ressaltou o esforço da atual gestão do Ministério na condução e participação ativa nos conselhos de regulação dos segmentos de previdência, em especial, no Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC).
E lembrou da importância da recriação da própria estrutura do Ministério, que nos governos anteriores, havia perdido autonomia, por ter se transformado em uma secretaria dentro da Fazenda. O representante do Ministério da Previdência também comentou a atuação em favor da isenção dos tributos IBS e do CBS para as EFPC na regulamentação da Reforma Tributária.
Ricardo Pena, Diretor-Superintendente da Previc, falou na abertura do evento sobre o potencial dos investimentos do setor, em especial sobre os investimentos para o desenvolvimento da economia local. Disse que eventos como o Epinne EPB representam grandes oportunidades para promover o debate sobre novas alternativas de investimentos na região. “Vemos que o nordeste tem grande potencial, turístico, tecnológico e hospitalar, no caso de Pernambuco. Nosso setor tem capacidade de olhar investimentos como oportunidades”, disse o representante da Previc.
Ainda na abertura do encontro, Marcel Barros, Presidente da Anapar, destacou que os participantes são a razão de ser do sistema e que o patrimônio do sistema pertence aos trabalhadores. É uma poupança acumulada durante anos e anos para honrar compromissos e pagar benefícios. Muito mais que os números, temos de recordar que temos 4 milhões de famílias que confiam em nós”, comentou.
Comissão organizadora – Além do Diretor-Presidente da Fachesf, os representantes da Compesaprev e da Bandeprev, também se pronunciaram na abertura como participantes da comissão organizadora do evento. Marcelo Calazans Afonso, Diretor-Superintendente da Bandeprev, comentou que o Epinne EPB é um encontro bastante consolidado, que resulta na presença de centenas de participantes todos os anos. “Gostaria de agradecer a oportunidade de construir este debate e lembrar que todos temos a missão de entregar benefícios”, afirmou. Ele ressaltou que as entidades precisam fortalecer cada vez mais sua governança para enfrentar os desafios atuais trazidos pela mudança na longevidade, mercado de trabalho e avanços na tecnologia.
Alexandre Araújo de Moraes, Diretor-Presidente da Compesaprev e Diretor Vice-Presidente da Abrapp, abordou o tema central do evento relacionado às tendências e inovações e a oportunidade de aproveitar o contexto local. “A cidade do Recife é um dos principais centros de inovação do país. Temos aqui o Porto Digital, que é um acelerador de tecnologia. Temos aqui o segundo pólo médico do país, atrás apenas de São Paulo. Temos a presença de fortes instituições de ensino e pesquisa. Por isso, temos em nossa capital pernambucana um ambiente propício à inovação”, contou Moraes.
A mesa de abertura contou ainda com a presença e falas de Alex Machado Campos, Diretor-Presidente da Compesa, e de Alvimar Antonio Neves, Diretor-Geral de Finanças da Secretaria de Finanças do Estado de Pernambuco, em representação à governadora Raquel Lyra.
Leia a cobertura completa do evento nas próximas matérias.