Fibra prepara lançamento de plano família para dezembro

AndreaMedeirosFibra

A Fundação Itaipu (Fibra) acabou de receber aprovação da Previc para seu Plano Família, instituído em parceria com a Abrapp. A entidade está na reta final para lançamento, com adequação do site e aplicativo para adesão ao plano, que será 100% digital. A estimativa é que o lançamento ocorra na primeira semana de dezembro. Em entrevista ao Blog Abrapp em Foco, Andréa Medeiros, Diretora Superintendente da Fibra, destacou que a ideia do plano família surgiu em 2018, quando o planejamento estratégico da entidade colocou como um dos seus objetivos ampliar o acesso à previdência. “Temos atualmente apenas um plano patrocinado, que é o da Itaipu Binacional, e pensamos em como ampliar nossa abrangência sem deixar de acolher nosso público principal”, explicou.

Assim, começou-se a estruturar o plano família dentro da entidade, que precisava ainda fazer um ajuste em seu estatuto para permitir a inclusão de instituidores. “Fechamos essa discussão ao longo do ano de 2019, tivemos um processo de aprovação do novo estatuto e quando a Previc aprovou nossa alteração estatutária, já estávamos fazendo o estudo de viabilidade do plano família”, disse Andréa. Ela explicou que nesse processo, uma das alternativas era a Fibra ser instituidora, mas isso colocaria um limitador: apenas dependentes legais poderiam aderir ao plano. “Optamos pelo convênio com a Abrapp, para oferecer o plano aos familiares dos participantes, até o 4° grau de parentesco. Com o apoio de todos na Associação, o Conselho Deliberativo da Fibra aprovou o regulamento do plano no início deste ano”.

Expansão – O Plano Instituído Família Itaipu Setorial foi aprovado pela Previc em outubro. Andréa explicou que a entidade possui uma demanda reprimida de pessoas que querem aderir a um plano de previdência. O estudo de viabilidade feito pela Fibra estima, no prazo de 5 anos, a adesão de 3 mil participantes ao plano. “Essa projeção é bem moderada e conservadora, e demonstrou haver condições efetivas de criarmos o plano. Esse é o primeiro passo para o crescimento da Fibra”, disse Andréa.

A Diretora da Fibra destacou que para o sistema de previdência complementar, os planos família são uma ferramenta para atender um público que hoje não tem acesso à previdência. “Temos um público extremamente necessitado desse serviço, somos bons pagadores de benefícios, temos expertise em gestão, e os planos família vieram como oportunidade para o setor oferecer esse serviço de qualidade, que já exercem para suas patrocinadoras, também para esse público”, reforçou Andréa.

Ela explicou que para 2021, a ideia é lançar novos planos voltados às demais fundações da Itaipu: a Fundação de Saúde Itaiguapy e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu. “A Fibra foi criada para fazer gestão do plano de previdência patrocinado dos empregados da Itaipu Binacional. O nosso plano de expansão inclui, além do Plano Família Itaipu Setorial, para familiares de participantes, planos para as outras fundações da patrocinadora. Ainda estamos estudando, do ponto de vista jurídico, como seria a estrutura desses planos”, complementou Andréa.

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