Funpresp-Jud prevê implementação de perfis de investimentos para 2022

O regulamento dos perfis de investimentos da Funpresp-Jud foi aprovado pelo Conselho Deliberativo. O modelo escolhido pela fundação é denominado Ciclo de Vida, com utilização de Fundos Data-Alvo. Esse conceito utiliza a data de aposentadoria do participante, ao invés da idade, para a estruturação das carteiras de investimentos.

Assim, os fundos terão uma dinâmica de investimentos em ativos mais arriscados quando o horizonte é de longo prazo, e alocações em ativos menos arriscados quando o horizonte é de curto prazo, sendo que a transição entre ativos é feita de maneira gradual com o objetivo é maximizar a rentabilidade e oferecer um portfólio mais estável perto dos anos finais de investimento.

Para Amarildo Vieira, Diretor Presidente da Funpresp-Jud, a implantação dos perfis de investimentos vai atender a uma demanda dos participantes. “A heterogeneidade das faixas etárias possibilita a criação de alternativas mais adequadas ao perfil dos participantes, de modo a maximizar a rentabilidade dos investimentos, de acordo com o tempo de permanência no plano. Sem dúvida nenhuma, se trata de um grande avanço”, destaca.

A implementação dos perfis está prevista pela entidade para 2022, já que a equipe da Funpresp-Jud está trabalhando na adequação dos sistemas de informática para operacionalização, gestão e controle dos perfis, bem como dos processos de trabalho e no treinamento das equipes.

Como funcionará – Os recursos garantidores correspondentes às reservas individuais dos participantes serão alocados no perfil de investimentos indicado para cada participante pela Funpresp-Jud, em função da data de sua provável aposentadoria. A entidade diz ainda que previamente à implementação dos perfis de investimentos, todos os participantes serão comunicados sobre qual é o seu perfil indicado e terão a oportunidade de realizar eventual alteração. “O objetivo será o de promover a adequação dos níveis de risco associados aos investimentos das reservas individuais à data provável de aposentadoria de cada participante”, diz a Funpresp-Jud.

Ainda ficará à cargo do participante alterar facultativamente o perfil indicado pela fundação em um período a ser definido pela Diretoria Executiva. Além disso, as alocações dos recursos garantidores correspondentes às reservas individuais serão definidas na Política de Investimentos para cada perfil. As rentabilidades e riscos associados poderão ser diferentes entre cada um, de acordo com o desempenho de cada carteira de investimentos.

A Funpresp-Jud informa que ao longo dos próximos meses serão divulgadas mais informações sobre a implementação dos perfis de investimentos, incluindo conceitos, regulamentação e procedimentos, dentre outras informações.

Shares
Share This
Rolar para cima