Funpresp supera índice de referência pelo 5º ano seguido ao alcançar 9,55% de retorno em 2020

O desempenho da carteira de investimentos da Funpresp (antes denominada Funpresp-Exe) atingiu 9,55% em 2020, percentual superior ao índice de referência, que foi de 8,70% no período (medido pelo IPCA + 4%aa). Este é o 5º ano consecutivo que a fundação supera o índice de referência, gerando ganho real às reservas dos participantes.

“Foi um resultado surpreendente, acima de todas as expectativas. A cada ano que passa, consolidamos ainda mais nossa rentabilidade e confirmamos nossa posição entre os maiores fundos de pensão do país. É um desempenho que mostra ao nosso participante e ao mercado que nossas bases são sólidas, e a cada ano provamos que estamos preparados para grandes desafios”, comentou o Diretor Presidente da fundação, Ricardo Pena.

O resultado de 2020 superou a rentabilidade de outros ativos, que sofreram perdas substanciais com a crise do novo coronavírus. A estratégia de diversificação dos investimentos e consolidação de instrumentos de gestão transparente e responsável, comprometida com resultados, foi bem sucedida e confirmou a solidez da instituição, diz comunicado da entidade.

Desde 2013, quando a Funpresp foi criada, até dezembro de 2020, a rentabilidade consolidada atingiu ganho de 132,65%, diante de um índice de referência de 107,55% para o mesmo período. O desempenho da fundação desde o início das suas atividades também superou o resultado de conhecidos investimentos, como o Ibovespa (106,58%) e a previdência privada do tipo PGBL (73,97%).

Ainda em 2020, a Funpresp atingiu dois importantes marcos: o número de adesões chegou aos 100 mil; e o patrimônio administrado superou a marca dos R$ 3 bilhões, fechando dezembro em R$ 3,67 bilhões.

Perfis de Investimentos – Com a implantação dos Perfis de Investimentos a partir de janeiro de 2020, os participantes puderam fazer escolhas para essa nova modalidade de acordo com suas expectativas e tolerância aos riscos financeiros.

O desempenho para esse 1º ano dos perfis de investimentos foi muito positivo se consideramos que tivemos em março e abril de 2020 (no auge da pandemia) recuos na rentabilidade de até 5,50% por perfil no mês.

A pronta resposta à crise gerada pelo novo coronavírus foi um dos fatores que permitiram à entidade garantir ganho real na rentabilidade dos participantes, apesar de alguns meses de desempenho não tão favorável. A diversificação das carteiras foi uma das principais medidas de proteção aos investimentos e, mesmo assim, a maioria do portfólio da fundação (82,08%) permaneceu em títulos públicos federais, conferindo segurança e solidez às aplicações.

Fortalecimento da governança – Aliada à estratégia de diversificação dos investimentos, a Funpresp ampliou as iniciativas de transparência ativa, compliance, gestão de riscos e governança, com a adoção da Política de Integridade; da Política de Governança de Investimentos; a reforma do Regimento Interno e da Matriz de Competências; a implementação do Sistema Ágatha de gestão de riscos e a implantação da LGPD, com designação do Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais e lançamento de página especial sobre o tema.

Shares
Share This
Rolar para cima