A palestra técnica “Multimercados – Por que Investir?” apresentou a experiência de Felipe Guerra (à esq. na foto), CIO da Legacy Capital na gestão de recursos tanto em períodos otimistas quanto em cenários de sucessivas crises. A apresentação aconteceu na manhã do primeiro dia do 43° Congresso Brasileiro de Previdência Privada (CBPP), nesta quarta-feira, 19 de outubro. O evento é realizado em formato híbrido (online e presencial em São Paulo).
O mediador da palestra, Guilherme Zaczac (à dir. na foto), Gestor de Mandatos Institucionais do Credit Suisse Brasil, introduziu o tema, indicando que a apresentação abordaria a classe de multimercados no Brasil, explicando o que são os multimercados e quais os benefícios de ter esse veículo na carteira de investimentos. Ele destacou a importância do controle de risco na manutenção da longevidade da parceria entre cliente, investidor e gestor. E lembrou que o Credit Suisse foi um dos pioneiros na gestão de multimercados no Brasil, com o Fundo Verde, de Luis Stuhlberger.
Felipe Guerra descreveu a experiência com a gestão de fundos com estratégias bastante diversificadas em termos de mercados e geografias. O gestor da Legacy falou sobre a importância de investir em equipe, para formar um time de especialistas, que tenham capacidade de manter o foco em uma determinada geografia ou trade específico. “Sempre procuramos investir no fortalecimento do time para aproveitar as melhores estratégias, com controle de risco, gestão e análise”, disse Guerra.
Ele abordou casos práticos de estratégias vencedoras com ganhos em cenários otimistas, como no período após as eleições de 2018 até pouco antes do advento da pandemia. Naquele período, havia um cenário mais positivo, com o início da gestão da equipe do Ministro da Economia, Paulo Guedes. Além disso, a economia global apresentava indicadores mais favoráveis. Depois chegou a pandemia, que deu uma forte desestabilizada nos mercados, o que motivou a mudança na estratégia.
“Com a pandemia, simplificamos ao máximo o portfólio e encurtamos duration das posições para aproveitar as oportunidades que deveriam aparecer”, comentou Guerra. As oportunidades começaram a aparecer com mais frequência a partir do segundo semestre de 2020, quando os ativos estavam bastante depreciados. A injeção de estímulos na economia que começou neste período e perdurou durante o ano inteiro de 2021, criaram condições para o surgimento de diversas oportunidades para ativos de maior risco.
Até chegar ao momento atual em que os ativos estão muito valorizados, com um cenário mais pessimista de recessão, misturada com aumento da pressão inflacionária. “Apostamos em uma tendência de juros mais altos e queda nas Bolsas. Procuramos ficar comprados em commodities”, contou o Gestor da Legacy. Com isso, ele apresentou diversas situações de ganhos com oportunidades em diferentes cenários.
Guilherme Zaczac enfatizou a importância da experiência dos gestores que atuam no Brasil e que estão acostumados a enfrentar diversos momentos de crises. O acúmulo de aprendizados em países emergentes, como o Brasil, representa uma vantagem competitiva dos gestores formados nesses mercados.
Clique aqui para acessar a programação completa!
O 43º Congresso Brasileiro de Previdência Privada é uma realização da Abrapp, com apoio de ICSS, Sindapp, UniAbrapp e Conecta. Patrocínio diamante: BB Asset Management, BTG Pactual, Credit Suisse e Sinqia. Patrocínio ouro: Aditus, BNP Paribas Asset Management, Bradesco, BV Asset, Galapagos Capital, Gama Investimentos, Giant Steps Capital, Itajubá, Itaú, MAG, Mercer, Safra, Santander Asset Management, Spectra Investiments, Sul América Investimentos e XP. Patrocínio prata: AZ Quest, Bahia Asset Management, Banco Pan, BlackRock, Brasil Capital, FuturoTech, Global X, GTIS Partners, JGP, J.P. Morgan Asset Management, Maps + Data A, Market Axess, M Square, Patria, Plural Gestão, Schroders, Trígono Capital, uFund e Vinci Partners. Patrocínio bronze: Anbima, Apoena, Carbyne Investimentos, Claritas, Constância Investimentos, Daycoval, Fator, Franklin Templeton, Mapfre Investimentos, Método Investimentos, PRP, Quantum, RJI Investimentos, Venko Investimentos e Trust Solutions.