Giro das associadas: Capef, Fabasa e Forluz

Capef supera meta atuarial no plano BD em janeiro – No mês de janeiro, a fundação registrou rentabilidade positiva nos dois planos que administra. O Plano BD rendeu 0,98% no período, superando sua meta atuarial que foi de 0,93%. Com relação às alocações do plano, a renda fixa representava 91,43% dos ativos, enquanto o imobiliário representava 5,82%. O restante das alocações foi distribuído em renda variável, estruturado e operações com participantes.

O Plano CV I obteve uma rentabilidade de 0,41% em janeiro, o retorno positivo ficou abaixo da meta, que foi de 1,0% no mesmo mês. A renda fixa também foi a principal alocação do plano, representando 87,64% dos ativos. O estruturado representou 5,91% no período, já a operação com participantes e o imobiliário representaram 4,68% e 1,77%, respectivamente.

 

Fabasa tem retorno positivo em 2022 com diversificação da carteira – O ano de 2022 apresentou diversos desafios, mesmo assim, a entidade manteve a solidez com a diversificação da carteira. No ano, o Plano BD atingiu uma rentabilidade de 11,71%, superando o índice de referência (INPC mais 4,98%). O Plano Misto rentabilizou 7,24% em 2022, pouco abaixo do benchmark, com a maior parte do suporte na renda fixa, com cerca de 79,31%.

Segundo Dermeval Lima Filho, Diretor Administrativo e Financeiro da Fabasa, a política de investimentos da entidade foi revisada desde 2020 para se adequar à nova situação. Diante das incertezas do momento, o viés de investimento proposto pela Diretoria da fundação foi o da preservação do patrimônio, diminuindo o risco, diversificando a carteira de investimentos em segmentos mais resilientes. Com isso, houve, por exemplo, expansão no segmento de investimentos no exterior.

 

Campanha da Forluz resulta em aumento do percentual de contribuição – Durante o mês de fevereiro, a Forluz realizou uma campanha de incentivo junto aos participantes ativos, para o aumento do percentual de contribuição ao plano de benefícios. O resultado da campanha foi bastante positivo, tendo registrado 198 pedidos de alteração com aumentos significativos de percentual. Alguns participantes optaram por ampliar as contribuições em até 200%.

“Esse é um ótimo resultado, principalmente quando comparado com a mudança realizada ao longo dos meses tradicionais”, diz comunicado da entidade. As janelas de alteração do percentual são abertas nos meses de fevereiro, maio, agosto e novembro. Além disso, dentre aqueles que fizeram a alteração em fevereiro, foram sorteados 30 participantes que irão receber um brinde institucional da fundação.

Shares
Share This
Rolar para cima