Giro das Associadas: Celos, Sebrae Previdência, Prevcom e Viva Previdência

Celos registra primeiro semestre positivo – O primeiro semestre de 2020 foi desafiador para os investimentos no geral, com reflexo direto nos planos de previdência, devido principalmente à pandemia de COVID-19. O mercado financeiro sofreu impacto direto da crise. Mesmo diante desse cenário preocupante, a Fundação Celesc de Seguridade Social (Celos) conseguiu tomar ações rápidas e efetivas.

Segundo o Diretor Administrativo-Financeiro da entidade, Henri Machado Claudino, foi feito um estudo de aderência da carteira de investimentos à atual realidade (estudo de ALM), além de alocações pontuais na carteira buscando aumentar a proteção e aproveitar oportunidades como a compra de mais Títulos do Tesouro IPCA (NTN-B), início da aplicação em investimento no exterior e algumas realocações de fundos de investimentos em busca de melhor desempenho.

“Apesar da turbulência, fechamos o primeiro semestre com cinco meses de rentabilidade positiva. Apenas março teve rentabilidade negativa. Isso demonstra que, além das atuações neste período, a carteira de investimentos constituída nos últimos anos estava preparada para momentos atípicos”, destaca Henri Claudino.

Como resultado, o Plano Misto acumulou alta de 2,79% diante de uma meta atuarial de 3,43%, que correspondeu a 159% do CDI (principal parâmetro de investimentos), enquanto que o Plano Transitório, que possui a mesma meta, rendeu 2,25%. Incluindo o resultado do mês de julho, o Plano Misto superou a meta atuarial anual de 4,11% ao somar 5,37% no acumulado do ano. “O cenário para o restante do ano é de recuperação gradual, porém ainda desafiador, mas a Celos está atenta e pronta para os desafios do segundo semestre”, complementa o Diretor.

Sebrae Previdência lança Manual de Sustentabilidade – O Sebrae Previdência aderiu ao Pacto Global, iniciativa que foi lançada em 2000 pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, com o propósito de mobilizar empresas interessadas em promover ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção. Antes mesmo da adesão, a entidade já mantinha ativo o seu Núcleo de Sustentabilidade, responsável por ações como a arrecadação de alimentos por meio de eventos como a Feira da Previdência, além da campanha de agasalhos Solidariedade que Aquece Vidas.

Todas as demais ações do Instituto estão registradas no Manual de Sustentabilidade recém-lançado pelo Sebrae Previdência que, dentre outros pontos, trata de medidas sustentáveis adotadas como a reutilização de água para limpezas diversas e o incentivo da guarda de plástico, vidro, alumínio e reciclagem de papel. Os recursos adquiridos no decorrer do ano com a venda do material reciclável são destinados a ações sociais em creches, lares de idosos, comunidades carentes ou hospitais.

Prevcom recebe R$1,74 milhão em aportes extras de janeiro a julho – A Fundação de Previdência Complementar do Estado de São Paulo (Prevcom) registrou, entre janeiro e julho, R$ 1,74 milhão em aportes extras realizados pelos participantes para suas contas individuais. Os números demonstraram que, apesar da instabilidade provocada pela Covid-19, os servidores não alteraram os planos de poupar para assegurar um benefício maior na aposentadoria. Os aportes facultativos realizados pelos funcionários públicos se somam aos valores mensais e às contribuições paritárias do governo estadual.

O indicador é importante para aferir o comprometimento dos participantes com o reforço de suas reservas pessoais e confirmar o grau de confiança nos planos previdenciários. Nos sete meses do ano, a Prevcom acumulou rentabilidade de 3,38%, acima do objetivo de IPCA + 4%, que ficou em 3,10%. O retorno alcançado em 12 meses, até julho, foi de 9,89%, também superior ao alvo anualizado de 7,15%.

Fundação Viva de Previdência completa 47 anos – A Fundação Viva de Previdência completa 47 anos no dia 10 de setembro e para comemorar, realizará evento fechado a colaboradores, patrocinadora e instituidores. Na ocasião, será lançado um novo espaço da página do plano Viva Pecúlio, o +Pecúlio, onde os participantes e assistidos encontrarão informações detalhadas sobre benefícios, cadastro, solicitações e outros temas de interesse sobre o plano.

Para a Viva Previdência, o ano é de consolidação de uma estratégia de expansão de seus negócios, baseada em quatro pilares: transferência de gerenciamento, novos produtos, parcerias estratégicas e gestão do patrimônio. A fundação está conduzindo a transferência do plano AnaparPrev, que reúne reservas da ordem de meio bilhão de reais e que passará a compor o seu portfólio, após a conclusão do processo de transferência de gerenciamento.

A Viva Previdência também lançou novos produtos, com destaque está para o Viva Futuro, plano família que em um ano já conta com cerca de mil participantes. Logo após o lançamento, veio o Prev.4U, programa de cashback que transforma percentuais de compras on-line em contribuição extraordinária aos planos da Viva vinculados à plataforma. A Viva Previdência fechou ainda parceria com o Banco Original com o objetivo de oferecer vantagens e benefício aos assistidos, que passaram a receber os benefícios mensais por meio do banco, de forma segura e com uma operação totalmente digital.

Mesmo diante de momentos turbulentos dos mercados financeiros, a rentabilidade dos planos da entidade se manteve alta. Tanto o Viva Pecúlio quanto o Viva Empresarial acumulam, no período de agosto de 2019 a julho 2020, ganhos de 5,20% e 4,56%, respectivamente. No mesmo período, o Viva Futuro, lançado em junho de 2019, acumulou rentabilidade da carteira de 5,27%, acima da meta referencial de 4,22%. No primeiro semestre deste ano, a carteira rendeu 2,18%.

Shares
Share This
Rolar para cima