Giro das associadas: DF-Previcom, Funcef e Prevcom

DF-Previcom supera meta de rentabilidade em 2023 – No mês de dezembro, a entidade obteve 2,67% de rentabilidade nos ativos do Plano DF-Previdência, muito acima do seu índice de referência no período, que ficou em 0,78%. Desta maneira, a rentabilidade dos ativos sob gestão da fundação alcançou 16,17% em 2023, o que significa 186,94% do índice de referência (IPCA + 4%) e 124% do CDI. Com o resultado, a cota do plano encerrou o ano com uma valorização de 15,81%. 

Para o Diretor-Presidente, Daniel Evaldt, este forte desempenho é reflexo do processo de sofisticação dos planos administrados pela entidade e do aperfeiçoamento de sua governança. O dirigente destaca ainda que o resultado de 2023 não acomodará a fundação, que seguirá firme no propósito de rentabilizar o Plano DF-Previdência, com segurança, constância e solidez.

 

Ouvidoria da Funcef recebe prêmio nacional – Pelo terceiro ano consecutivo, a entidade conquistou o Prêmio Ouvidorias Brasil 2023, promovido pela Associação Brasileira da Relações Empresa Cliente (Abrarec). Desta vez, o case da fundação foi “A Ouvidoria e as diretrizes de transparência e de compartilhamento da informação – O painel da Ouvidoria da Funcef”.

Para a Ouvidora da Funcef, Patrícia Motta Fagundes, o prêmio consolida o atual modelo de gestão, baseado em indicadores de performance, sistemas informatizados e na alta capacitação da equipe. “O tratamento das informações qualificadas recebidas na Ouvidoria, por meio das manifestações dos participantes, possibilita a análise ampliada dos processos e de alguns gargalos, resultando em recomendações de melhorias para as áreas. Mas esse processo só é possível porque há total parceria com as áreas técnicas”, afirmou.

 

Prevcom publicou a Política de Investimentos de 2024 – O documento aprovado pelo Conselho Deliberativo da entidade detalha os critérios de seleção de fundos, segmentos, concentração e limites de alocação do capital acumulado da fundação. As diretrizes visam compatibilizar a aplicação de recursos com a rentabilidade projetada dos 9 planos administrados e do Plano de Gestão Administrativa (PGA).

De acordo com a Diretora de Investimentos, Francis Nascimento, o cenário econômico é benigno considerando a inflação controlada e o ritmo de cortes da Selic. Este cenário recomenda manter o portfólio com nível de risco confortável para a instituição e atenção permanente às oportunidades nos mercados interno e externo.

A estratégia prevê investimentos da ordem de 80% em ativos de renda fixa; redução de investimentos em fundos multimercados que apresentaram forte volatilidade e, em sua maioria, não atingiram seu benchmark em 2023; e manutenção das aplicações em Fundos de Participações e Fundos Imobiliários. A pauta para 2024 inclui ainda o aprimoramento da carteira com a integração gradativa de princípios ASG no monitoramento, análise e avaliação dos emissores de valores mobiliários.

Shares
Share This
Rolar para cima