Giro das Associadas: Eletros, Fundação Copel e Funpresp-Exe

Eletros reverte rentabilidade negativa no ano – A Eletros está projetando que a rentabilidade do mês de julho será uma das mais elevadas rentabilidades mensais dos últimos 10 anos. Segundo o Diretor Financeiro da Eletros, Max Tavares, a entidade conseguiu reverter as rentabilidades negativas acumuladas no ano dos planos e perfis de investimento, com exceção da parcela saldada do plano CD Eletrobrás (BPDS), que ainda falta pouco para também sair do campo negativo.

Ele explica que no mês de março, quando todos os segmentos de mercado foram abalados pela visão de que os efeitos negativos da pandemia do novo coronavírus seriam muito graves e afetariam profundamente as economias ao redor do mundo, os mercados estressaram e os preços dos ativos perderam a referência de seus fundamentos, gerando muitas distorções. “Geralmente, a primeira reação da maioria das pessoas é resgatar os seus investimentos, justamente no pior momento de mercado, contudo, são nestas horas que as oportunidades surgem. Nossa missão como gestores de planos de previdência é o de realizar investimentos capazes de proporcionar o melhor retorno possível associado ao risco de cada plano ou perfil de investimento”, diz.

Neste contexto, a equipe de investimentos da Eletros vislumbrou algumas oportunidades durante a crise e realizou investimentos que possibilitaram um bom desempenho da carteira dos planos, principalmente focados em renda variável e renda fixa. “Como consequência desses investimentos e, de acordo com as alocações dos planos e perfis de investimento, nossa apuração preliminar da rentabilidade do mês de julho indica que reverteremos os retornos negativos do ano (exceto o plano CD Saldado). Como exemplo, o plano BD Eletrobrás deverá ter um retorno de aproximadamente 4,7% no mês, um dos mais elevados dos últimos 10 anos e, se confirmado, o plano sairá de um rendimento negativo de 10,2%, no final de março, para positivo de 2,8% no final de julho”, complementa Max Tavares.

Fundação Copel lança aplicativo Você no Controle – A Fundação Copel está lançando o novo aplicativo Você no Controle, que estará disponível para Android e iOS para download em breve. No app, participante e beneficiário terá acesso a uma conta digital, cartão digital, consultas à rede credenciada, agendamento de exames, consultas de receitas médicas digitais e atestados, realização de agendamento de exames e consultas, simulação da previdência, consulta ao Informe de Rendimentos, entre outras coisas.

Além disso por meio do aplicativo será possível realizar compras através de QR Code e ainda cadastrar cartões de crédito. Os beneficiários e participantes também terão acesso ao Healthcash, sistema de cashback onde parte do dinheiro gasto nos parceiros retorna à conta. O programa será oferecido por parceiros e os percentuais podem variar para cada estabelecimento e produto ou serviço. O app da Fundação Copel foi desenvolvido em parceria com a empresa Connecty Pay.

Funpresp-Exe alcança rentabilidade acima de índice de referência – A rentabilidade dos investimentos feitos pela Funpresp-Exe em julho alcançou 2,70%, superando o índice de referência para o mês, de 0,84%. As duas carteiras da entidade, Preservação e Performance, também tiveram desempenhos individuais favoráveis no mês passado, com 2,34% e 3,65% de rentabilidade, respectivamente. O mês de julho é o quarto mês seguido com resultado positivo após os investimentos da fundação sofrerem uma queda de 4,28% em março. O desempenho negativo da maioria dos ativos financeiros começou a ser registrado em fevereiro, causado principalmente pelos impactos da crise do novo coronavírus na economia mundial.

Segundo o Diretor Presidente da Funpresp-Exe, Ricardo Pena, a atuação da entidade frente aos desafios de 2020 vem rendendo bons frutos, mesmo com as incertezas do cenário econômico e de saúde pública. “Implantamos com sucesso os perfis de investimentos, que oferecem a possibilidade de escolha para os participantes serem protagonistas na formação da sua reserva previdenciária. Continuamos diversificando o portfólio com ativos financeiros de maior risco, como ações e investimentos no exterior, em linha com o planejamento financeiro do ano”, destaca.

De janeiro a julho, a rentabilidade consolidada da fundação atingiu alta de 2,62%, próxima ao índice de referência para os sete primeiros meses do ano, de 2,93%. Nos últimos 12 meses, o rendimento foi de 6,52%, praticamente igual ao índice de referência, calculado em 6,53%. Desde o início da Funpresp, em 2013, a rentabilidade é de 118,06%, contra 96,53% do índice de referência.

Shares
Share This
Rolar para cima