Giro das Associadas: Fapes, Preves e Libertas

Fapes recebe classificação “Forte” pela Fitch Ratings – Uma das principais agências de classificação de risco do mundo, a norte-americana Fitch Ratings, acaba de concluir uma extensa avaliação da gestão de investimentos da Fapes, concedendo à fundação a nota “Forte”, a segunda mais alta na escala da agência. E a perspectiva dessa avaliação é Estável, segundo a Fitch. “O resultado nos enche de orgulho e reafirma aos nossos patrocinadores e clientes – participantes e assistidos – a confiabilidade do modelo de gestão de recursos implementado na Fapes”, diz o Diretor de Investimentos, André Loureiro.

Para a avaliação, a Fitch verificou, por meio de documentos e entrevistas, todos os processos relativos aos investimentos, a tecnologia empregada, os perfis e experiência dos profissionais envolvidos e os mecanismos de avaliação e monitoramento de riscos e compliance. “O rating da Fapes considera o processo de investimento bem definido e organizado, sua estrutura bem organizada, a experiência dos executivos e um robusto sistema de front-office. O rating também reflete a abordagem de risco conservadora da Fapes, os bons controles de risco e compliance e a relação com o principal patrocinador dos planos de benefícios, o BNDES”, diz o comunicado da agência.

Ao longo dos próximos meses, a agência de classificação de risco fará o monitoramento do rating atribuído à Fapes e das recomendações repassadas à entidade. “A Fitch não fez somente uma avaliação completa da nossa gestão de investimentos, mas indicou frentes de atuação para tornar os processos da FAPES ainda mais robustos. Estamos cientes que alcançamos um nível de excelência em gestão, com uma atribuição de rating restrita aos principais gestores do mercado, mas existe um caminho de melhoria pela frente”, completa Loureiro.

A Fapes acredita que a divulgação do rating concedido pela Fitch trará resultados positivos ainda no curto prazo. “O mercado de previdência complementar brasileiro está passando por um grande processo de transformação. Por força da reforma da previdência, estados e municípios devem buscar parceiros para implantar seus regimes de previdência complementar. Nossa fundação está preparada para aproveitar essas e outras oportunidades que vem surgindo, o que nos permitirá crescer e nos beneficiar das consequentes economias de escala”, afirma Ruy Gomes, Diretor Superintendente da fundação.

 

Prefeitura de Domingos Martins adere à Preves – A prefeitura do município de Domingos Martins, no Espírito Santo, assinou convênio de adesão ao plano multipatrocinado da à Preves. O convênio já foi encaminhado à Previc para análise e homologação. Após aprovação, a fundação passará a administrar o plano de benefícios previdenciários para os servidores públicos efetivos da administração direta e indireta dos Poderes Executivo e Legislativo do Município. A Preves poderá também ofertar aos servidores do município que já ocupavam cargos antes da homologação do Convênio de Adesão a possibilidade de se inscrever no plano, neste caso sem a contrapartida do patrocinador.

Com o encerramento do prazo final para os entes federativos instituírem o regime de previdência complementar e firmarem convênio de adesão com EFPC, no qual a data limite é 13 de novembro, a Preves permanece em contato com estados e prefeituras para oferecer a adesão ao plano Preves Entes, através da participação em processos seletivos públicos. “Apesar do curto prazo, é possível aderir ao plano e garantir determinação da EC 103/2019”, afirma o Diretor-Presidente da Preves Alexandre Wernersbach Neves.

 

Libertas realizará 1º Seminário de Investimentos – Nos dias 4 e 5 de novembro, das 14h00 às 17h30, a Fundação Libertas realizará a 1ª edição do Seminário de Investimentos, um evento on-line, ao-vivo, via plataforma Zoom, com a participação de importantes profissionais do setor, para discutir o cenário econômico e principais tendências de alocação de investimentos para 2022. As reflexões e debates servirão de base para a construção das Políticas de Investimentos dos planos de previdência da Fundação para o próximo ano, conforme previsto em Planejamento Estratégico.

Segundo o Diretor de Investimentos, Rodrigo Barata, o 1º Seminário de Investimentos marcará o início das discussões com os colegiados para revisão das Políticas de Investimentos dos planos de previdência. Durante o evento, será possível acompanharmos o que os especialistas em cenários macroeconômicos e alocadores de recursos esperam para o próximo ano. As palestras serão insumos para nossas discussões de políticas de investimentos para 2022 e Planejamento Estratégico. Temos ainda uma importante mudança de conceito deste tipo de evento, pois não manteremos o acesso restrito ao nosso público, convidando a todos os participantes e interessados no tema a participarem das discussões. Além disso, é uma oportunidade para ampliar conhecimento e fomentar a educação financeira e previdenciária, informa a Libertas através de comunicado.

Clique aqui para se inscrever.

Shares
Share This
Rolar para cima