Escolha uma Página

Giro das Associadas: FIPECq, Petros, Infraprev e OABPrev-MG

por | set 15, 2020 | Blog

Fundo exclusivo amplia rentabilidade da FIPECq – Em março, a FIPECq iniciou a operação de um fundo de investimentos exclusivo, o Bússola, com a alocação de R$ 300 milhões, cerca de 20% da carteira de seus planos. No final de julho, o Bússola continha 23 fundos, sendo 11 fundos multimercados, 9 fundos de ações e 3 fundos de renda fixa. Em apenas cinco meses de existência, o Bússola encerrou o mês de julho com patrimônio de R$ 315,3 milhões.

A constituição do fundo faz parte da estratégia da entidade para ganhar eficiência e ampliar a rentabilidade dos investimentos, ao mesmo tempo em que torna o processo mais robusto e fortalece a governança. Para o fundo exclusivo, a FIPECq realizou um processo seletivo para a escolha de uma gestora de ativos que tivesse experiência com grandes investidores e entidades de previdência complementar. Os três planos da FIPECq investem no fundo.

Petros marca posição no Ranking Top 5 do Banco Central – A Petros apareceu duas vezes no ranking do Banco Central para IPCA e IGP- M, ambos de curto prazo. Em maio, a Petros já havia ficado entre as cinco melhores previsões para o IGP-M e a taxa de câmbio, ambos de médio prazo. Considerando as projeções em 2020, a Petros está situada no primeiro quartil (25%) entre as instituições com maior acurácia nos seguintes indicadores: IPCA, IGP-M e taxa de câmbio, de curto prazo, e IGP-M e taxa de câmbio, de médio prazo.

As projeções realizadas pelas equipes técnicas são fundamentais para balizar as estratégias de investimentos, contribuindo para o processo decisório de alocação de recursos e para o bom desempenho dos investimentos. “O resultado confirma a consistência das projeções macroeconômicas da Petros, de extrema importância para a elaboração de cenários, principalmente neste momento desafiador para a gestão de ativos”, destaca o gerente de Análise Macroeconômica da Petros, Tarciso Gouveia.

As projeções macroeconômicas da Petros também passaram a fazer parte do Prisma Fiscal do Ministério da Economia, entrando duas vezes no ranking que apurou a projeção para Despesa Total do Governo Central, do primeiro semestre de 2020 e, depois, no período de fevereiro a julho de 2020. O Prisma Fiscal é uma pesquisa mensal sobre as contas públicas, com a participação de diversas instituições.

Infraprev planeja ampliar investimentos no exterior – O Infraprev planeja ampliar a aplicação de recursos em ativos no exterior com base em estratégia aprovada em sua Política de Investimentos e já trabalha na seleção de gestores para viabilizar o investimento diretamente no exterior. Esse foi um dos temas tratados em um webinar da gestora Método, que recebeu como convidado o Gerente de Investimentos Mobiliários da entidade, Eduardo Roche, além de representantes de outras entidades.

Na ocasião, Roche falou sobre a alocação atual no exterior, que é corresponde a 0,6% da carteira do Plano CV, próxima da média das EFPCs neste segmento. A aplicação do Infraprev é feita via fundos no Brasil que acompanham índices das bolsas de valores dos Estados Unidos. A intenção é elevar o percentual desta modalidade na carteira do CV. “É um tipo de diversificação de risco que faz todo sentido e tem muito espaço para ser explorado pelas entidades fechadas de previdência complementar. Estamos finalizando a seleção de gestores para fazer isso de forma otimizada e inteligente, prezando sempre pela governança porque nossa preocupação é com o participante e seus recursos que administramos”, afirmou Roche.

Nova Diretoria da OABPrev-MG – A Diretoria da OABPrev-MG para o período 2020 a 2023 já foi definida. Guilherme de Paula manteve o cargo de Diretor Presidente, com Fernando Calazans como Diretor Vice-Presidente; Bernardo Andrade como Diretor de Seguridade; e Leonardo Henrique Quites Teixeira na Diretoria Administrativa e Financeira.

Newsletter Abrapp em Foco

Cadastre-se e fique por dentro de tudo que acontece no Grupo Abrapp e em sintonia com os fatos mais relevantes do setor.

Shares
Share This