Giro das Associadas: Funcef, Vivest e Previnorte 

Revisão anual diminui taxas do equacionamento de plano da Funcef – O plano REG/Replan Saldado da Funcef teve suas taxas das contribuições extraordinárias relativas aos equacionamentos de 2014, 2015 e 2016 reduzidas. A redução em cada uma das taxas proporcionou uma diminuição de 0,12 pontos percentuais aos participantes e assistidos e vigora até março de 2022, quando nova revisão anual será feita.

O cálculo que permite o ajuste anual é feito a partir de projeções do comportamento da massa de participantes e assistidos, considerando a aplicação das hipóteses atuariais e o fluxo dos benefícios projetados atualizados mensalmente para os ativos, e efetivos, para os assistidos.

Os percentuais de contribuição extraordinária têm a respectiva paridade da patrocinadora Caixa, incluindo a incidência sobre o abono anual.

 

Vivest registra rentabilidade de 2,5% em maio – A Vivest registrou rentabilidade nominal de 2,5% em maio, diante da meta atuarial de 2,6% no período, acumulando rentabilidade de 9,9% em 2021.

“Alcançamos um retorno nominal positivo, com destaque para as rendas fixa e variável, que tiveram altas de 2,5% e 4,9%, respectivamente. Mas, mais uma vez, temos a questão da nossa meta atuarial, atrelada o IGP-DEI, índice que apenas nos primeiros cinco meses do ano já superou a casa dos 14%”, comenta o Diretor de Investimentos da Vivest, Jorge Simino Junior.

Simino destaca que o descasamento entre o ativo (investimentos) e o passivo (pagamento de benefícios) da entidade, que provocou déficit em oito planos previdenciários em 2020, teve um agravamento recentemente porque, em 1º de abril, venceram cerca de R$ 10,1 bilhões em títulos públicos NTN-Cs, atrelados ao IGP.

“Como não existem mais títulos públicos atrelados a esse índice, estamos diante do desafio de reinvestir esse valor em ativos que estejam disponíveis no mercado”, explica. Segundo o Diretor, desde o vencimento das NTN-Cs, 73% desse total já foram reinvestidos, principalmente em títulos públicos federais (NTN-Bs) e de renda variável, no Brasil e no exterior.

 

Previnorte lança atendimento via WhatsApp – A Previnorte lançou, na última semana, o WhatsApp como mais um canal de atendimento para aproximar a fundação dos seus participantes. O participante pode acessar o serviço adicionando o número da fundação aos contatos do telefone e iniciando a conversa.

Logo nas primeiras mensagens, é necessário informar o plano ao qual é filiado. Para isso, a Previnorte mandou um SMS a todos os participantes informando previamente o plano de filiação de cada um. Inicialmente, o atendimento é realizado por um atendente virtual, mas pode ser necessário o direcionamento do contato para um dos consultores da entidade. A Prevnorte afirma que o serviço visa a melhoria contínua do atendimento aos participantes.

Shares
Share This
Rolar para cima