Giro das Associadas: Funpresp-Jud, Capef e Funpresp-Exe 

As novidades mais recentes das associadas da Abrapp

Evento de fim ano na Funpresp-Jud – Pelo segundo ano consecutivo, a confraternização da equipe da Funpresp-Jud foi realizada virtualmente. A palestra “Manifesto Humanista”, com Daniel Ramirez, foi realizada na sexta-feira, 10 de dezembro, e trouxe reflexões para todos, juntamente com a mensagem sobre o desafio da ressignificação num momento pós-pandemia. Os diretores da fundação também aproveitaram a ocasião para agradecer a equipe, falar sobre resultados e desafios.

Durante a palestra, Daniel trouxe conceitos e abordagens sobre o ciclo de Resetar, Recall, Reciclar e Ressignificar valores aplicáveis às escolhas de vida. Também convidou a pensar sobre os modelos de trabalho (resetar e recall), sobre as oportunidades de desenvolvimento a partir dos desdobramentos da pandemia (reciclar) e sobre a importância de ser receptivo ao novo, numa postura adaptativa e colaborativa (ressignificar). Daniel destacou que hábitos e atitudes de vida, profissionais e pessoais, precisam ser ressignificados para o novo momento. Lembrou, ainda, que nunca se falou tanto em empatia e solidariedade. Fez um convite para que todos pensassem em como sairão da pandemia e como serão transformados.

Os diretores da entidade agradeceram a equipe por mais um ano de superação de desafios, comprometimento e muita produtividade. Elogiaram o trabalho realizado pela Gerência de Tecnologia e Informação para manter a qualidade do trabalho remoto. O Diretor-Presidente, Amarildo Vieira de Oliveira, também citou a criação do grupo de voluntariado com um dos marcos de 2021. Eles também falaram sobre o movimento da Diretoria Executiva para construir o plano de retorno ao trabalho presencial, seguindo a escala de quatro dias na sede e 10 dias em teletrabalho, alternando a equipe. 

 

Capef convidou três entidades para workshop – A Capef deu início à revisão do seu Planejamento Estratégico no último dia 1 de dezembro em um Workshop on-line, intitulado “Decodificando o Amanhã”, direcionado para toda a equipe de gestores e funcionários da entidade. O evento contou com a participação de dirigentes da Quanta Previdência, Fundação Libertas e Viva Previdência. Na abertura do encontro, o Diretor Presidente da Capef, Jurandir Mesquita, destacou a importância da equipe buscar cada vez mais se atualizar à dinâmica dos novos tempos, sobretudo neste período em que a caixa está próxima de lançar um plano família. Vale lembrar que para isso acontecer, falta apenas a aprovação da mudança do estatuto por parte dos órgãos reguladores, cuja perspectiva é que aconteça no próximo ano.

Quando ocorrer, lembrou o Diretor, naturalmente a Entidade deverá começar a “pescar fora do aquário” em que está habituada há tanto tempo, tendo em vista que ao longo dos seus mais de 50 anos de história, a Capef administrou apenas planos direcionados para os funcionários dos seus patrocinadores. Assim, a busca por capacitação da equipe e troca de experiências torna-se fundamental para a sustentabilidade da instituição.

Para contribuir com as discussões neste sentido, o Diretor de Tecnologia e Operações da Quanta Previdência, Glauco Balthar, apresentou as experiências da Quanta vivenciadas para superar o desafio de inovar na nova economia digital. Na sequência, foi a vez do Diretor Presidente da Viva Previdência, Silas Devai Júnior, falar sobre as lições aprendidas na implementação da cultura comercial na Viva Previdência. Para encerrar o primeiro dia de trabalho, o Diretor Presidente da Fundação Libertas, Lucas Nóbrega, explanou as estratégias utilizadas pela LIbertas para incentivar o protagonismo e engajamento da equipe para alcançar o sucesso nos resultados.

A continuidade do planejamento se dará ao longo dos próximos dias com o mapeamento e a análise de tendências e dos drivers de valor, a construção do cenário desejado e o mapeamento das perspectivas de resultados de negócio, de capacidades de negócios e de recursos, que suportarão essa mudança.

 

Funpresp-Exe selecionou novos gestores de fundos de crédito – Chegou ao fim a licitação lançada em junho pela Funpresp para escolher gestores para operar dois fundos exclusivos de crédito privado. Os vencedores do certame foram os bancos Daycoval e Santander e cada um vai receber um aporte inicial de R$ 150 milhões. Outros dois bancos – Banco do Brasil e Safra – também foram selecionados na licitação, mas não serão usados pela Funpresp-Exe num primeiro momento. Todas as etapas do processo estão disponíveis neste link, no menu “Licitações”, em “Concorrência nº 03/2021”.

A entidade usa, atualmente, 14 fundos para administrar carteiras de investimentos e, dessa forma, diversificar cada vez mais o leque de ativos. “Nossos investimentos são majoritariamente conservadores, cerca de 80% deles estão em renda fixa. Desses, 70% são títulos públicos indexados à inflação. Por enquanto, nossos investimentos em crédito não chegam a 1% da carteira, mas com os novos gestores, a ideia é chegar a 6 ou 7%”, explicou o Gerente de Operações Financeiras, Gilberto Stanzione. Além desses dois ativos, a fundação também investe em renda variável local (cerca de 10% da carteira), renda variável no exterior (cerca de 7%) e empréstimos aos participantes (cerca de 1%). 

 

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