Funpresp-Jud obteve resultados acima do benchmark em dezembro – O Plano JusMP-Prev da Funpresp-Jud apresentou retorno de 3,23% em termos nominais e 1,86% em termos reais em dezembro, acima do benchmark no mês calculado em 1,71% em termos nominais e 0,36% em termos reais. Esse foi o melhor resultado mensal em termos nominais desde o início do Plano de Benefícios, segundo a entidade.
No acumulado de 2020, o Plano de Benefícios obteve 8,81% de retorno em termos nominais e 4,11% em termos reais, ficando ligeiramente abaixo da meta para o ano (8,84% em termos nominais e 4,13% em termos reais). Já as reservas do Plano de Benefícios encerraram 2020 com retorno de 8,90% em termos nominais e 4,19% em termos reais, superando o benchmark. Já o Fundo de Cobertura de Benefícios Extraordinários (FCBE) encerrou o ano com retorno de 8,27% em termos nominais e 3,59% em termos reais, abaixo do benchmark.
A carteira de investimentos do Plano de Benefícios finalizou o período com 75,5% dos recursos em renda fixa, 12,4% em renda variável, 4% em estruturados multimercados e 8,2% em investimentos no exterior.
Avaliação de economicidade do Serpros é positiva – O Serpro divulgou o estudo de avaliação de economicidade do Serpros que, segundo o Manual de Auditoria Operacional do Tribunal de Contas da União (TCU), é a minimização dos custos dos recursos utilizados na consecução de uma atividade, sem comprometimento dos padrões de qualidade. Nesse contexto, o estudo avaliou a capacidade do Serpros em gerir adequadamente os recursos financeiros colocados à sua disposição.
O relatório da patrocinadora do fundo aponta que, por meio da análise do Planejamento Estratégico e relatórios anuais, há um esforço no fortalecimento da governança e na melhoria dos processos de gestão. Em seguida, ele traz nas conclusões a seguinte observação: “Por fim, considerando o desempenho do Serpros referente às perspectivas analisadas neste relatório, não há razões de ordem técnica que justifiquem a sugestão de transferência da gestão do patrocínio para outra entidade na presente data.”
Fusan permite geração de boleto por meio de atendente virtual – Os participantes da Fusan agora podem gerar boleto para os débitos pendentes, amortização ou quitação de seus empréstimos diretamente com a atendente virtual da entidade, chamada Clara. O procedimento é 100% digital e disponível 24 horas por dia por meio do site e aplicativo da entidade.