Giro das Associadas: Libertas, Previnorte e Funcorsan

Libertas fecha o 1º semestre com retorno positivo – No período de janeiro a junho de 2021, a rentabilidade consolidada da Fundação Libertas foi de 3,66%. O resultado foi positivo diante do retorno de 1,28% do CDI. “Tal resultado vem da otimização da carteira de investimentos, com destaque para a expansão da alocação no segmento de investimentos no exterior, cujo retorno acumulado foi de 7,04%”, diz comunicado da entidade.

Ainda neste semestre, os planos de Benefício Definido (BD) apresentaram retorno positivo de 5,57%, enquanto os planos de Contribuição Definida (CD), ao contrário dos planos BD, marca todos os seus ativos a mercado, tendo suas cotas são afetadas com a volatilidade do mercado, mas ainda assim apresentaram rentabilidade positiva de 2,67%.

A Libertas explica que o mês de junho foi marcado pelo impacto negativo da marcação a mercado no retorno dos títulos públicos até cinco anos, posição majoritária dos planos CD da entidade, enquanto os demais papéis tiveram valorização. Ainda assim, os investimentos dos planos previdenciários administrados pela fundação no consolidado apresentaram rentabilidade de 0,30%, o que corresponde a 97% do CDI.

“A renda variável, em que pese o resultado positivo no semestre, passou por alta volatilidade. Já a renda fixa sofreu fortes ajustes em função, principalmente, do maior risco inflacionário nacional e global. Demais segmentos, da mesma forma, passaram por altos e baixos ao longo de mais um conturbado semestre”, diz o Gerente de Investimentos da Libertas, Daniel Pontes. Para ele, o cenário que se vislumbra pela frente ainda é de muita incerteza, mas as expectativas com a imunização da população e com a retomada da atividade e do crescimento econômico podem trazer alento. “Seguimos atentos para continuar entregando aos nossos participantes uma gestão responsável e eficiente dos investimentos”.

 

Previnorte apresenta assistente virtual – A Previnorte lançou a Pry, assistente virtual da entidade que está disponível no site da fundação e poderá ajudar esclarecendo as principais dúvidas dos participantes sobre benefícios, contribuições, empréstimos e outros serviços oferecidos. O objetivo da entidade é estreitar cada vez mais o relacionamento com seus clientes.

“Com boa dinâmica, objetividade e considerável repertório de respostas, a assistente virtual surge como uma solução de inteligência artificial capaz de auxiliar os participantes, não só prestando diversas informações, como também esclarecendo dúvidas variadas”, diz comunicado da entidade. “Está é uma importante conquista para a Previnorte mas, principalmente, é uma importante conquista para os participantes, que podem contar com mais este canal de relacionamento”, complementa.

 

Funcorsan lança canal de ouvidoria – A Funcorsan lançou seu canal de ouvidoria com a intenção de receber dúvidas, elogios, reclamações, sugestões pelo e-mail ouvidoria@funcorsan.com.br. O objetivo da entidade é estar ainda mais próxima de seus participantes.

“A ouvidoria busca atender de forma exclusiva as manifestações que por algum motivo não foram solucionadas em primeira instância. O espaço também vem ao encontro da proposta da entidade em aprimorar cada vez mais os processos e serviços prestados”, diz comunicado da Funcorsan.

O novo canal atenderá denúncias de qualquer pessoa, sem a necessidade de identificação, situações com indícios de ilicitude relacionadas às atividades da entidade, descumprimento dos princípios éticos e de conduta da Funcorsan e prevenção à lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo. “Todas as demandas serão recebidas, analisadas e respondidas respeitando os critérios de integridade, imparcialidade e ética”, explica o comunicado.

Shares
Share This
Rolar para cima