Giro das associadas: Postalis, Prevcom e Funpresp-Exe

Rentabilidade do Postalis supera meta atuarial no 1º semestre – A carteira de investimentos da entidade gerou resultados acima da meta atuarial no primeiro semestre de 2023. O Plano de Benefícios Definido (PBD) atingiu 6,56% de retorno, já o Plano de Contribuição Variável (PostalPrev) alcançou 9,22% no mesmo período, contra uma meta atuarial de 5,12%. Em junho o desempenho foi de 2,32% e 2,19% respectivamente, muito acima da meta atuarial de 0,29% no mês.

Os segmentos de renda fixa e renda variável geraram ganhos acima dos referenciais de mercado. Além disso, os investimentos estruturados e as operações com participantes também contribuíram para o bom resultado alcançado, além da recuperação de investimentos por meio de renegociações e execução de garantias. “Isso indica que nossa alocação de recursos definida na política de investimentos e o esforço na recuperação estão adequadas e compatíveis com as expectativas dos participantes e patrocinador”, afirma o Diretor de Investimentos, Carlos Alberto Zachert.

Aumento da alíquota do patrocinador do plano da Prevcom é autorizado pela Previc – A autarquia aprovou alterações no regulamento do plano de benefícios Prevcom RO dos servidores de Rondônia. As mudanças autorizadas pela autarquia incluem o aumento da alíquota de contribuição do patrocinador que passa de 7,5% para 8%..

“A elevação do aporte paritário reafirma a parceria do governo estadual, como patrocinador do sistema, com os servidores na construção de suas reservas financeiras para a aposentadoria. Desta forma, os participantes com salário acima do valor máximo do INSS de R$ 7.507,49 passam a agregar às contas individuais uma contrapartida maior de até 8% aplicados sobre a diferença entre o teto e a remuneração mensal”, explica comunicado da Prevcom.

Além disso, a Portaria Previc nº 591 publicada no Diário Oficial da União de 19 de julho promove a adequação à Resolução do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) nº 50/2022 que estabelece regras e condições para solicitação de resgate parcial do saldo das contas, sem perda do vínculo.

Funpresp-Exe realiza curso em parceria com o Canal MyNews – Em parceria com o Canal MyNews Vida & Previdência, da jornalista Mara Luquet, a fundação realizou o curso “Previdência para previdentes”. O curso é composto por cinco episódios e tem como objetivo orientar servidores públicos e o público em geral a se prepararem financeiramente para o futuro.

As aulas são ministradas pelo professor da Universidade Federal de Pernambuco e Diretor de Seguridade da Funpresp-Exe, Cícero Dias, e já estão disponíveis no YouTube. Clique aqui para acessar os vídeos.

Shares
Share This
Rolar para cima