Giro das Associadas: Pouprev, Fundação Copel e Postalis

Ilton Luís Schwaab assume a presidência da Pouprev – A Pouprev, fundo de previdência privada dos empregados da Associação de Poupança e Empréstimo Poupex, tem um novo presidente: Ilton Luís Schwaab. Com ampla experiência diretiva, Ilton Luís também esteve à frente da Diretoria de Micro e Pequenas Empresas do Banco do Brasil. O executivo iniciou a carreira no Banco do Brasil em 1982, atuou por 20 anos na rede de agências, nas Diretorias de Distribuição, Varejo e de Clientes da instituição financeira e ainda como diretor de Distribuição, Produtos e Administração Fiduciária da BB DTVM.

O executivo, que também dirigiu as áreas de investimentos e comercial da Brasilprev Seguros e Previdência, tem o objetivo de levar à Pouprev novos conceitos de modernização e gestão para continuidade da trajetória da fundação “Estou muito feliz com o convite para assumir a presidência da Pouprev. Os trabalhos serão conduzidos em parceria com a patrocinadora Poupex e com os Conselhos Deliberativo e Fiscal, sempre em busca da eficiência, da sustentabilidade e do compliance, marcas constantes da governança da fundação, ao longo desses 20 anos. O foco permanecerá na prestação dos melhores serviços para os participantes e assistidos, sempre com o olhar na missão institucional da Pouprev e no futuro da previdência privada no Brasil”, destaca Ilton.

 

Associação Comercial do Paraná é a nova instituidora do Plano Família da Copel – Foi assinado nesta terça-feira, 10 de novembro, o contrato de adesão da nova instituidora do Plano Família da Fundação Copel, a Associação Comercial do Paraná – ACP. A partir do reconhecimento e aprovação da Previc, a entidade passa a integrar o time da entidade. No evento estiveram presentes a Diretoria Executiva da Fundação Copel, Luis Gustavo Socher representando o Conselho Deliberativo, o Presidente da ACP, Camilo Turmina e alguns dos 24 vice-presidentes da ACP.

Através da nova parceria, potencialmente poderão aderir ao Plano Família os mais de 30 mil associados à ACP e seus familiares. Para o presidente da Associação, é uma grande oportunidade poder beneficiar os associados e garantir uma previdência segura também aos familiares. “Temos uma excelente oportunidade de oferecer um plano de previdência complementar aos nossos associados e também à nossa família. Assegurar um futuro para os nossos netos”.

Marcos Domakoski, Presidente da Fundação Copel, comentou sobre o cenário da previdência no país e como a fundação se destaca no segmento. “Saúde e previdência são nossos bens preciosos e cuidamos dessas duas áreas com muito zelo na Fundação Copel”, disse. Para os Diretores Otto Doetzer e José Carlos Lakoski, a nova parceria vai proporcionar um crescimento exponencial ao plano.

 

Despesas administrativas do Postalis caíram 39,5% em três anos – Os valores gastos pelo Postalis com o pagamento de contas para a operação (como aluguel, sistemas, pessoal e demais fornecedores) caíram 39,5% desde 2017, ano em que teve início a intervenção federal na entidade, encerrada em dezembro de 2019. A proposta da atual gestão é continuar otimizando os processos para tornar os custos ainda mais adequados. A queda nas despesas administrativas entre 2017 e 2019 foi de R$ 35,3 milhões.

Com isso, a relação entre os custos totais e o patrimônio (ativos totais) geridos pela entidade é de 0,59%. O índice é calculado pela Previc mostra a melhora nos últimos anos: o indicador era de 1,26% em 2017 e de 0,81% em 2018. Considerando o custo por participante (per capita), o número do Postalis é um dos menores do segmento de previdência complementar fechada. Em 2017, as despesas administrativas representaram R$ 663 por participante, montante que caiu para R$ 487 em 2018 e R$ 418 em 2019.

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