Planos de benefícios da Prevcom rendem 8,68% em 2022 – A Prevcom registrou 0,54% de rentabilidade em dezembro, encerrando o exercício de 2022 com retorno total de 8,68%, equivalente a IPCA+ 2,7%, abaixo do alvo que foi de 10,02%. No ano, o patrimônio acumulado alcançou R$ 2,58 bilhões, com crescimento de 20% em 12 meses.
Além disso, o rendimento acumulado dos investimentos da fundação desde o início das operações, em fevereiro de 2013, atingiu 180,05% e se mantém acima do foco que ficou em 178,10%, superando o CDI que rendeu 128,22% nos últimos dez anos.
“A carteira de investimentos da Prevcom foi ajustada ao longo de 2022 para assumir um perfil mais conservador, com redução de 50% nas posições no exterior e maior concentração nas diversas classes de ativos de renda fixa. A estratégia foi adotada para proteção do capital em um período de volatilidade persistente”, explica comunicado da entidade.
Americanas possui baixo impacto nos planos da Fapes – A crise dos ativos da Companhia Americanas S.A. apresentou impactos mínimos nos investimentos dos planos de previdência geridos pela Fapes. O impacto global na performance do PBB é inferior a 0,1%. Já nos planos Fapes Futuro e Fapes Família é inferior a 0,05%.
“A Diretoria de Investimentos mantém ação contínua em prol da prudência e diversificação dos ativos, com monitoramento das carteiras próprias e diligenciamento das gestoras de recursos contratadas pela Fapes”, afirma comunicado da fundação.
Previnorte divulga Políticas de Investimentos – as Políticas para o período de 2023 à 2027 dos planos de benefícios da Previnorte foram aprovadas pelo Conselho Deliberativo da entidade e estão disponíveis no site da fundação. Os participantes podem acompanhar todas as orientações que vão conduzir a gestão dos recursos, adequadas às características e compromissos de cada plano de benefícios.
“As práticas de gestão de investimentos equilibram rentabilidade e riscos e estão pautadas pela segurança e sustentabilidade dos investimentos”, diz comunicado da entidade.