Escolha uma Página

Giro das Associadas: Prevcom, Petros e Fusan

por | nov 24, 2020 | Blog

Diversificação e renda fixa impulsionam resultados da Prevcom – Os planos da Fundação de Previdência Complementar do Estado de São Paulo (Prevcom) fecharam o mês de outubro com rentabilidade de 0,51%, retomando a sequência de cinco resultados positivos interrompida pelo comportamento atípico de setembro, período em que registraram recuo de -0,39%. Apesar da instabilidade das bolsas de valores no Brasil e no exterior, a recuperação mensal foi puxada pela diversificação e a volta à normalidade dos fundos de renda fixa.

No ano, a carteira da Prevcom rendeu 4,40%. O objetivo da entidade ficou em 5,95% de acordo com o consolidado de janeiro a outubro e, com a sustentação dos ganhos, tende a ser alcançado até o final do ano. “Avaliamos que o pior já passou e os mercados seguem funcionando normalmente, sem o risco de rupturas como ocorreu em grandes crises anteriores” afirma Carlos Henrique Flory, presidente da entidade.

A entidade também participa da 7ª Semana Nacional de Educação Financeira – Semana ENEF com palestra do educador Alessandro Torres aos servidores públicos estaduais sobre a melhor estratégia para conquistar uma aposentadoria sustentável. O evento virtual ocorrerá no dia 25 de novembro, às 14h30, e será aberto a todos os funcionários.

Auditoria Interna da Petros passa por reestruturação – A Auditoria Interna da Petros passou por uma reestruturação para conferir maior profissionalização à equipe, aprimoramento dos processos e foco em resultados, sem onerar em custo. A entidade afirma ainda que houve redução de despesas administrativas, em linha com a cultura de austeridade de gastos adotada na Petros.

Como parte da reestruturação, foi criada na estrutura organizacional uma nova área, a célula de auditoria interna, para dar suporte às ações de nível operacional e tático da gerência executiva. Paralelamente, foram contratados profissionais no mercado com expertises associadas à atividade-fim da Petros. Além disso, está sendo implementada nova metodologia, baseada em uma abordagem de auditoria orientada a riscos, a partir de um sistema integrado de gerenciamento de riscos e controles internos.

Foram elaborados, ainda, novos normativos para aprimoramento da governança da atividade, que passou a contar com uma Política de Auditoria Interna, alinhada às melhores práticas do mercado e de acordo com as normas internacionais emanadas pelo IIA. A nova política estabelece os princípios a serem seguidos pela área, apoiados no Código de Ética da Auditoria Interna, também aprovado recentemente.

A meta é obter a certificação internacional emitida pelo Instituto dos Auditores Internos (IIA), a Quality Assessment, que representa o cumprimento de todos os requisitos exigidos pela entidade. “Poucas empresas no Brasil possuem essa certificação. É um projeto robusto, de longo prazo. Estamos nos preparando para a certificação até julho de 2022”, destaca o gerente executivo de Auditoria Interna da Petros, Thiago Di Ciesco, que assumiu a área em junho deste ano e possui mais de 20 anos de experiência em auditoria interna e externa, gestão de riscos e compliance.

 

Plano da Fusan alcança R$ 2 milhões em patrimônio – O mais recente plano da Fusan, Viva Mais Previdência, acaba de alcançar R$ 2 milhões em patrimônio. Lançado em janeiro, o plano que já conta com 620 participantes. O objetivo é alcançar os empregados da patrocinadora e seus familiares quanto à educação financeira e previdenciária com um plano flexível.

A entidade também lançou uma pesquisa de satisfação aos seus participantes para contribuir com melhorias da entidade.

Newsletter Abrapp em Foco

Cadastre-se e fique por dentro de tudo que acontece no Grupo Abrapp e em sintonia com os fatos mais relevantes do setor.

Shares
Share This