Giro das associadas: Prevcom, Postalis, Viva Previdência e Funcorsan

Prevcom passa a oferecer opção do resgate parcial – A Previc aprovou as alterações dos regulamentos dos planos de previdência complementar gerenciados pela Prevcom que passam a autorizar o resgate parcial de contribuições, valores portados de entidade fechada e aportes facultativos. Pelas novas regras, estas opções poderão ser exercidas sem ruptura de vínculo com o patrocinador – Estado ou Município. 

A partir de agora os participantes dos planos inscritos há mais de 5 anos estão autorizados a resgatar até 20% do saldo total de suas contribuições mensais. Após o primeiro resgate, o servidor deverá cumprir um prazo de 3 anos de carência para o encaminhamento de um novo pedido que deverá incidir apenas sobre o montante acumulado neste período de 36 meses. O servidor também poderá realizar o resgate parcial de contribuições facultativas a qualquer tempo.

As regras autorizam ainda retiradas de valores portados de entidades fechadas recepcionados pela Prevcom a partir de janeiro de 2023, cumprida a carência de 36 meses e excluídas as parcelas do patrocinador.  Outra possibilidade disponível é a portabilidade de recursos portados de outras entidades abertas ou fechadas e de contribuições facultativas, sem carência.

 

Postalis realiza série de reuniões para rediscutir lançamento do Plano CD – A entidade realizou na última sexta-feira, 3 de fevereiro, a primeira de uma série de reuniões com as associações de participantes, para debater e coletar sugestões sobre o novo plano, na modalidade de Contribuição Definida (CD), que está sendo preparado pela fundação.

Na reunião, foi apresentada a proposta de regulamento e as características do Plano CD para dirigentes de associações e sindicatos dos trabalhadores dos Correios. O encontro possibilitou que as associações pudessem manifestar suas preocupações e considerações sobre a proposta, com oportunidade de apresentarem suas críticas e sugestões. Já estão agendadas outras três reuniões sobre o tema ao longo do mês. A demanda do Conselho Deliberativo é levar o assunto para deliberação no dia 28 de fevereiro.

 

Planos da Viva Previdência encerram 2022 superando as metas – Os planos administrados pela fundação encerraram o ano de 2022 superando todas as metas. O Viva Futuro registrou retorno no ano 12,17%. Já o plano ANAPARprev alcançou 11,93% e o Viva Empresarial chegou a 11,76%. O desempenho também se destaca quando comparado à média calculada para o setor na relação risco e retorno. Os planos Ibaprev e Viva Federativo também tiveram desempenho positivo e acima do índice de referência.

“Tivemos um ano desafiador, mas com um trabalho acurado de todo o time, conseguimos alcançar estes resultados que agora apresentamos com satisfação aos nossos participantes”, destaca o Diretor-Presidente, Silas Devai Jr.

 

Funcorsan migrou mais de 90% dos ativos para o novo CNPJ – Os títulos e posições de investimento como fundos e carteira própria da Fundação Corsan já estão migrados desde meados do mês de janeiro para a nova estrutura de CNPJ por Plano. A medida atende às Resoluções CNPC nº 46/2021 e CNPC nº 56/2022, que dispõem sobre as condições e os procedimentos para a identificação e o cadastramento dos planos de benefícios no CNPJ para fins de operacionalização da independência patrimonial dos planos de benefícios. 

Shares
Share This
Rolar para cima