Giro das Associadas: Previnorte, Funpresp-Jud, Prevcom 

Previnorte participou de evento do patrocinador – A Previnorte participou da primeira Semana Integrada de Prevenção Interna de Acidentes do Trabalho (Sipat) 2021. O evento teve patrocínio da Eletronorte e contou com a participação de 1450 empregados. O tema apresentado pela Previnorte foi “Características dos planos de benefícios”, na modalidade Benefício Definido – BD e Contribuição Definida – CD. 

Após a apresentação, ocorreu a sessão de perguntas e respostas, momento que o Diretor Financeiro, Marcus André, acompanhado da equipe técnica da entidade, esclareceu alguns pontos de dúvidas dos participantes. “Oportunidades como essa são importantes porque aproximam a Previnorte das principais partes interessadas, ou seja, patrocinadores e participantes, e os feedbacks do evento também foram bastante positivos”, diz comunicado da entidade.

 

Funpresp-Jud divulgou vídeo sobre Balanço 2021 – na última quinta-feira, 16 de dezembro, a entidade divulgou no YouTube um vídeo sobre o Balanço 2021, com apresentação do Diretor-Presidente, Amarildo Vieira de Oliveira no qual fala temas como os resultados do ano, o novo Portal do Participante, a renovação parcial dos Conselhos Deliberativo e Fiscal por meio do voto dos participantes, o resultado da auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), a Campanha de Adesão, o Selo de Engajamento Abrapp, os Perfis de Investimentos e o apoio aos servidores do Ministério Público da União em razão da decisão liminar que garantiu ao servidor efetivo do Ministério Público da União (MPU) a possibilidade de migrar para o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) – clique aqui para assistir.

A fundação divulgou também a nova política de investimentos 2022-2026, que pode ser lida no site da Fundação. Aprovada pelo Conselho Deliberativo na 11ª Sessão Extraordinária, de 15 de dezembro de 2021. “Importante destacar a expressiva alteração no cenário macroeconômico e nos preços dos ativos comparativamente àqueles verificados ao final de 2020, quando foi elaborada a Política de Investimentos 2021-2025, atualmente em vigor”, diz comunicado da Funpresp-Jud.

O comunicado continua dizendo que o período de 2022 a 2026 se configura como de alteração significativa em relação àquele previsto anteriormente, com provável descontinuidade (ao menos no curto prazo) do alongamento de prazos nos ativos de renda fixa e diversificação de ativos, destinando-se uma parcela de menor relevância dos recursos do Plano de Benefícios para a renda variável. Já os Investimentos estruturados (via fundos de investimento multimercado), voltam a apresentar parâmetros que possibilitam uma maior alocação de recursos. Investimentos no exterior permanecem com papel fundamental para a diversificação das aplicações de recursos, assim como o segmento Imobiliário, que deve ter uma maior composição na carteira. Está previsto também o início dos empréstimos aos participantes – clique aqui para acessar a política de investimentos.

 

Carteira de investimentos da Prevcom rendeu 0,61% em novembro – o desempenho mensal corresponde a 104,58% do 0,59% do CDI. No período de 12 meses os ativos gerenciados pela fundação registraram retorno de 10,38%. Este ganho superou os 3,80% do CDI, os 2,51% da poupança e ficou a apenas 0.36 p.p. dos 10,74% do IPCA . A aceleração inflacionária puxou o objetivo para 15,17%, situando o índice de referência 4.79 p.p. acima do resultado anualizado.

A Prevcom opera com uma base de aplicações diversificada composta por 70% de investimentos em renda fixa, 12% em multimercado, 10% em renda variável e 8% aplicados em ativos no exterior. As alocações de recursos são apoiadas em avaliações técnicas e seguem os parâmetros determinados pela política de investimentos aprovada pela instituição.

 

Shares
Share This
Rolar para cima