Giro das Associadas: Previnorte, Vivest e Fundação Banrisul  

Previnorte realizou visita presencial ao patrocinador – no período de 29 de novembro a 1 de dezembro de 2021, a Previnorte realizou visita presencial ao patrocinador Roraima Energia. A visita teve como objetivo principal estreitar o relacionamento da fundação com o seu público, além de prestar atendimento presencial aos participantes, esclarecer dúvidas, auxiliar na realização de simulações de contribuições e de benefícios, além da promoção da cultura previdenciária, além da realização de adesões ao plano de benefícios.

A Previnorte está programando outros eventos, inclusive virtuais, junto a todos os patrocinadores, para se manter próxima dos participantes e reforçar cada vez mais esse vínculo, diz comunicado da entidade.

 

Vivest acumulou rentabilidade de 7,2% até novembro – A Vivest registrou, entre janeiro e novembro de 2021, rentabilidade acumulada de 7,2% em sua carteira de investimentos, diante da meta atuarial de 23,1% do período.”Apesar de termos conquistado um resultado acumulado acima da média do mercado, houve um descolamento grande da meta atuarial no período”, explica o Diretor de Investimentos da Vivest, Jorge Simino.

Segundo ele, isso ocorreu porque, no primeiro semestre do ano, o IGP-DI – indexador da maioria dos planos de benefícios da entidade – disparou, com alta de 15%. Os investimentos no exterior seguem como os ativos da Vivest com melhor performance no período entre janeiro e novembro, com alta de 19,9% no acumulado do ano.  

Especificamente em novembro, a Vivest registrou rentabilidade de 0,6%, e a meta atuarial foi de 1,9%.  A renda fixa foi o ativo com melhor performance no período. Em novembro, todos os subplanos que compõem os planos de benefício da Vivest tiveram retorno positivo. O BSPS teve alta de 0,65%, enquanto o BD registrou rentabilidade de 0,68%, e o CV, de 0,82%. “O BSPS teve rentabilidade um pouco abaixo dos outros planos porque possui menos aplicações em renda fixa em sua carteira”, explica Simino. No acumulado do ano, o BSPS tem rentabilidade de 8,3%;  o BD, de 4,5% e o CV, de 3,3%.

Os planos de Contribuição Definida (CD) fecharam novembro com resultado de 1,3%. No acumulado do ano, os planos CD registraram retorno de 0,9%.

 

Fundação Banrisul realizará posse de conselheiros – a entidade promoverá a posse dos deliberativos e fiscais, eleitos pelos participantes ativos e assistidos no final do ano passado e indicados pelo patrocinador Banrisul,  para a gestão 2022-2025, na próxima segunda-feira, 10 de janeiro. Para o Conselho Deliberativo, foram indicados Cassio de Castro Zimmermann, como membro efetivo e Maurício Michels Vidarte, como suplente; e eleitos Márcio Kaiser e Gaspar Saikoski como membros efetivos, tendo por respectivos Suplentes João Roberto Puricelli e Roselaine Ines Moraski.

Já para o Conselho Fiscal, o patrocinador indicou Agomar Aliatti, como membro efetivo e Rogério Portella Costa e Silva, como suplente; e os participantes elegeram Marcos Paulo Albarello Friedrich, como membro efetivo e Rodrigo Trindade Cavalheiro, como suplente. Dadas as restrições e protocolos de segurança contra a COVID-19, não haverá Cerimônia de Posse, sendo os atos formais registrados somente por ocasião das reuniões ordinárias virtuais daqueles colegiados, em 27 e 28 de janeiro próximos. 

 

Shares
Share This
Rolar para cima