Giro das Associadas: PrevNordeste, Fusan e Funpresp-Jud

PrevNordeste lança simulador de benefício fiscal – A PrevNordeste lançou um simulador de benefício fiscal, ferramenta disponível no site da entidade para projetar, dentro da realidade de cada pessoa, até quanto as contribuições realizadas para o seu plano de benefícios podem servir como abatimento do Imposto de Renda, e de que forma utilizar isso a favor do seu planejamento financeiro de longo prazo.

O simulador foi desenvolvido pela Entidade para ajudar os Participantes, bem como todos os servidores públicos, a visualizar quanto é possível economizar em imposto com os aportes realizados à previdência complementar. Para utilização do simulador vale ressaltar que existem alguns limites quanto às deduções da previdência complementar na declaração anual do Imposto de Renda. Os Participantes Patrocinados dos planos PrevBahia PB Civil ou PrevNordeste-Piauí podem deduzir as contribuições feitas para o plano em até 20,5% da sua renda anual tributável. Esse percentual corresponde a 12% da renda bruta anual em contribuições esporádicas que tenham sido realizadas até o último dia útil do mês de dezembro, somadas ao percentual da contribuição mensal deles à entidade, que pode chegar a 8,5%.

Para os Participantes Patrocinados do Estado de Sergipe, o limite máximo dedutível é de 19,5%, seguindo a mesma lógica. O percentual é menor em relação à Bahia e ao Piauí pois a legislação sergipana limita a contrapartida do estado a 7,5%. Já os Participantes Facultativos de qualquer um dos planos administrados pela entidade podem deduzir até 12% da renda anual tributável.

Vale também lembrar que só quem realiza a declaração do imposto de renda no modelo completo é que pode usufruir do benefício fiscal que a previdência complementar oferece. Além disso, essas pessoas também devem desconsiderar o 13º salário nas simulações de Benefício Fiscal, pois esse benefício é uma renda de tributação exclusiva e definitiva na fonte.

Clique aqui e acesse o Simulador de Benefício Fiscal

Fusan participa de webinar pelo fim da violência contra a mulher – O Fórum de Equidade e Diversidade das Entidades Fechadas de Previdência Complementar realizou na última quinta-feira, 10, webinar com tema “Pelo fim da violência contra a mulher e o combate à disseminação do HIV e outras DSTs”.

Durante o debate, algumas informações também foram passadas, dentre elas, a anticoncepção de emergência, pois a gravidez decorrente de violência sexual representa, para grande parte das mulheres uma segunda forma de violência. Também foi mencionado o grande reflexo da violência contra a mulher na saúde, desde o risco de contaminação por doenças sexualmente transmissíveis, entre elas, HIV, até a gravidez indesejada, levando a quadros de depressão, ansiedade, entre outros.

Cláudia Trindade, Diretora-Presidente da Fusan participou do encontro e destaca a importância de se debater sobre o assunto entre homens e mulheres. “Este não deve ser um tema a ser tratado apenas entre mulheres, pois os homens também precisam se posicionar, somente atingiremos a equidade, quando esta bandeira for levantada por todos”.

 

Funpresp-Jud abre licitação para Sistema de Controle de Investimentos – A Funpresp-Jud realiza licitação para contratar licença de uso de software para a realização de cálculo e controle de investimentos. A contratação também envolve a implantação, treinamentos, atendimento e eventuais customizações, assim como manutenções evolutivas.

De acordo com a Diretoria de Investimentos, a contratação de uma solução específica e robusta para a realização de cálculo e controle de investimentos é necessária em razão do expressivo crescimento do patrimônio gerido pela Funpresp-Jud e da atual complexidade dos investimentos da fundação, com alocação de recursos em fundos de investimento abertos, em fundos de investimento exclusivos (de gestão própria e terceirizada) e Carteira Própria, além da diversificação entre variados segmentos.

Além disso, a Funpresp-Jud se prepara para em breve adotar perfis de investimentos, que demandarão controle detalhado e preciso dos patrimônios dos diferentes entes geridos. “O uso de sistemas apropriados ao controle diminuirá o custo de controle e acompanhamento dos investimentos, bem como tornará o processo ainda mais seguro”, diz a entidade. A Sessão Pública para recebimento e início de abertura dos envelopes relativos à Habilitação e à Proposta de Preço será realizada no dia 26 de janeiro de 2021.

Shares
Share This
Rolar para cima