Giro das associadas: Sias, Forluz e Previnorte

Sias supera metas atuariais em 2022 – As rentabilidades das carteiras de investimentos dos recursos dos planos CLT, RJU e PrevSias acumularam, respectivamente, 11,35%, 11,71% e 13,18%, no ano passado. Com este resultado, os planos da entidade superaram suas metas atuariais equivalentes a 11,04% para o CLT, 11,01% para o RJU e 10,17% para o PrevSias, que foi o destaque do ano.

O PrevSias é o plano família da fundação, instituído pela Associação de Funcionários da Sias (AFUSI), na modalidade de contribuição definida (CD), criado em 2014 especialmente para empregados e ex-empregados da Sias, servidores e ex-servidores do IBGE (efetivos e temporários) e seus respectivos familiares.

As carteiras de investimentos da Sias possuem uma parcela maior de alocação, em torno de 70%, no segmento de renda fixa, o qual é composto por NTN-Bs classificados contabilmente como “mantidos até o vencimento”, com taxa média dos títulos superior às das metas dos planos, além de também contemplar a alocação em cotas de fundo multimercados (juros e moeda). Na renda variável, aproximadamente 9%, as carteiras são compostas por cotas de fundos de ações que buscam o retorno absoluto através da análise fundamentalista. O segmento de investimentos estruturados, aproximadamente 15%, é composto por cotas em fundo multimercado não institucionais.  Há de se destacar, ainda, que a Sias finalizou com sucesso o processo de segregação real das carteiras de investimentos dos planos que administra.

 

Forluz lança nova área dedicada ao participante – No segundo semestre de 2022, a entidade colocou no ar a nova área institucional, muito mais moderna e dinâmica. Agora, os participantes passam a contar com uma nova “área logada”. Nela é possível consultar todos os dados relativos ao plano de previdência inscrito, acompanhar um contrato de empréstimo, conferir os dados cadastrais, beneficiários inscritos, as alterações de perfil de investimentos solicitadas, as alterações regulamentares, dentre outros.

De acordo com o Gerente de Tecnologia da Informação, Ronaldo Nogueira, a novidade é fruto de um trabalho que começou em 2021, quando a equipe definiu que a tecnologia precisava ser atualizada. Durante todo o processo, a preocupação principal foi entregar aos usuários uma experiência agradável de navegação e informação. “Nossos participantes terão acesso à uma ferramenta mais moderna, mais fácil, com menos páginas e sub menus, mas com a mesma transparência e qualidade de sempre”, conta Ronaldo.

 

Previnorte apresenta evolução no diagnóstico de aderência à LGPD – A fundação foi avaliada, por consultoria especializada, para verificação da maturidade de conformidade às diretrizes previstas na LGPD. O resultado de 2022, comparado ao de 2020, demonstra que a Previnorte apresentou uma evolução gradativa de conformidade, tendo aperfeiçoado seus processos e procedimentos por meio da incorporação da cultura de proteção de dados.

“O resultado apresentou, ainda, recomendações, que serão utilizadas para o desenvolvimento de ações em 2023, com o objetivo de melhoria contínua que o assunto requer”, afirma comunicado da entidade.

Shares
Share This
Rolar para cima