Giro das Associadas: Vivest, Funpresp-Jud e Fundação Copel

Planos da Vivest tiveram desempenho positivo em março – O Familinvest, plano familiar da Vivest, registrou alta de 1,2% em março. No período de 12 meses, o Familinvest registrou rentabilidade de 12,56%.

Segundo o Diretor de Investimentos da Vivest, Jorge Simino Junior, o resultado positivo do Familinvest em março reflete a recuperação do Ibovespa, que fechou com alta de 6% no mês, após ter registrado queda nos dois primeiros meses do ano.

No resultado consolidado, os planos da Vivest registraram, em março, rentabilidade nominal de 0,68%, diante da meta atuarial de 3,11%. Dessa forma, o 1º trimestre do ano encerrou com alta de 5,73%, ante a meta consolidada de 7,77%, puxada, mais uma vez, pela variação do IGP-DI, indexador dos planos de benefícios da entidade, que registrou alta de 8,26% no período.

O destaque do mês ficou por conta dos investimentos em renda variável, com alta de 4,9%. Além disso, os investimentos no exterior tiveram leve alta de 1,52% em março, fechando o primeiro trimestre de 2021 com desempenho de 9,5%.

 

Funpresp-Jud publica Relatório Anual de 2020 – O Relatório Anual de Informações (RAI) da Funpresp-Jud referente ao ano de 2020 foi publicado no site da fundação. Acesse o livro I e o livro II. A publicação traz as ações e os projetos realizados ao longo do último ano, além de números e dados relacionados ao plano de benefícios JusMP-Prev, aos investimentos, à avaliação atuarial, ao balanço anual e ao relacionamento com o participante, dentre outros assuntos.

A Funpresp-Jud destaca no relatório o ano atípico e especialmente desafiador devido à pandemia de Covid-19, mas que a entidade se adaptou rapidamente ao universo digital ao adotar o trabalho remoto e ao digitalizar vários processos através do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Outro destaque são os números de 20 mil participantes e de R$ 1 bilhão de patrimônio gerido alcançados no ano. Apesar da crise econômica, a fundação obteve resultado positivo em 2020. A carteira de investimentos do plano obteve retorno de 8,81% em termos nominais e 4,11% em termos reais, ligeiramente abaixo da meta para o ano (8,84% em termos nominais e 4,13% em termos reais). Outra importante conquista foi a redução da taxa de carregamento do plano de benefícios, que passou de 6% para 5%, em abril de 2020.

 

Fundação Copel reduz taxa administrativa do Plano Família – A Fundação Copel reduziu a taxa administrativa do Plano Família de 1% para 0,75% ao ano. O plano possui patrimônio de cerca de R$ 63 milhões, com 4467 participantes e rentabilidade acumulada em torno de 40% desde 2017.

A decisão foi aprovada pelo Conselho Deliberativo da entidade, e a medida foi possível pois a arrecadação passou a ser superior à despesa. De acordo com o Diretor Financeiro da entidade, José Carlos Lakoski, a redução na taxa traz ainda mais competitividade com os planos de mercado. “Com esta redução, o plano fica ainda mais competitivo e vantajoso em relação aos comparativos do setor bancário, bem como se observados outros produtos similares do mercado financeiro”, diz.

Shares
Share This
Rolar para cima