Giro de Brasília: Articulações em torno das disputas na Câmara e no Senado movimentam Congresso Nacional

O início do ano no Congresso Nacional tem sido movimentado devido às articulações em torno das disputas para a presidência da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. As eleições acontecerão no primeiro dia de trabalho legislativo de 2021 e compreendem, além do comando das duas casas, os integrantes das suas mesas diretoras. No processo de articulação na busca de apoios entram também os comandos das comissões permanentes.

Na Câmara dos Deputados já estão definidos os nomes que concorrerão à presidência. São dois os candidatos, os deputados Arthur Lira (PP/AL) e Baleia Rossi (MDB/SP). O primeiro é apoiado pelo Centrão e pelo Poder Executivo, enquanto Rossi é o indicado por Rodrigo Maia (DEM/RJ), atual presidente da Câmara, e reúne apoio de parte do centro e da oposição ao governo. A disputa promete ser acirrada.

Na última segunda-feira, 4 de janeiro, o PT, partido com maior número de parlamentares, com bancada formada por 53 deputados, fechou apoio à candidatura de Rossi. Com apoio da oposição, o deputado do MDB deve lançar candidatura oficialmente nesta quarta-feira, 6 de janeiro.

No Senado, a disputa deverá acontecer entre o senador Rodrigo Pacheco (DEM/MG), apoiado pelo atual presidente, Davi Alcolumbre (DEM/AP), e por um candidato do MDB, cujo nome ainda não foi anunciado. Alcolumbre está empenhado em fazer o seu sucessor e já esteve reunido, inclusive, com o presidente Bolsonaro para firmar apoio.

Para eleger o presidente da Câmara dos Deputados são necessários 257 votos e do Senado, 41 votos. Numericamente, o deputado Baleia Rossi conta com o apoio de 278 parlamentares. Já o deputado Arthur Lira, é apoiado por 206 parlamentares. Lembrando que a votação é secreta e, por isso, poderá ocorrer mudança na intenção de voto.

Dessa forma, ambos os candidatos pretendem cumprir extensa agenda de campanha. O deputado Arthur Lira tem na agenda desta terça-feira reuniões com o governador do Amapá, Waldez Góes (PDT) e do Pará, Helder Barbalho (MDB). Os dois integram partidos que se comprometeram a apoiar a campanha de seu adversário.

Nos próximos dias, Lira também planeja viajar para Boa Vista (RR), Manaus (AM), Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO). Nesses locais, deve ter reuniões com os governadores locais. Já a agenda de campanha de Baleia Rossi deve começar com o evento de lançamento oficial da candidatura. Conheça mais dos candidatos:

Arthur Lira (PP/AL) – Parlamentar experiente, está no terceiro mandato como deputado federal e é uma das principais lideranças do Centrão. Candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, que conta com Lira para fazer avançar sua agenda conservadora

Baleia Rossi (MDB-SP) – Líder do MDB na Câmara e presidente nacional do partido. Disputou com Aguinaldo Ribeiro (PP- PB) a indicação para concorrer à presidência da Câmara em nome do bloco formado por Rodrigo Maia. Tem bom trânsito na Casa e deve ter postura mais independente em relação ao Executivo.

Novos Deputados – Em virtude da posse dos prefeitos na última sexta-feira, 1 de janeiro, a Câmara dos Deputados empossou, em cerimônia virtual, dez novos deputados, sendo que dois deles assumiram em virtude de posse do titular em cargo de secretário municipal.

Veja abaixo a lista dos novos deputados que assumiram na Câmara:

  • Pedro Vilela (PSDB-AL) no lugar de JHC (PSB-AL)
  • Neucimar Fraga (PSD-ES) entrou na vaga de Sérgio Vidigal (PDT-ES)
  • Josivaldo JP (Pode-MA) assumiu a vaga de Eduardo Braide (Pode-MA)
  • Aelton Freitas (PL-MG) entrou no lugar de Margarida Salomão (PT-MG)
  • Vivi Reis (PSOL-PA) assumiu a vaga de Edmilson Rodrigues (PSOL-PA)
  • Milton Coelho (PSB-PE) no lugar de João Campos (PSB-PE)
  • Pedro Augusto (PSD-RJ) em substituição a Alexandre Serfiotis (PSD-RJ)
  • Ricardo da Karol (Patriota-RJ) na vaga de Wladimir Garotinho (PSD-RJ)
  • Marcos Soares (DEM/RJ) em substituição a Pedro Paulo (DEM/RJ)
  • Otávio Leite (PSDB-RJ) no lugar de Marcelo Calero (Cidadania-RJ)
Shares
Share This
Rolar para cima