Guia auxilia patrocinadoras na elaboração de programas de preparação para aposentadoria de suas equipes

Foi lançado nesta quarta-feira, 21 de outubro, o Programa de Preparação para Aposentadoria, um Guia elaborado pela Comissão Técnica Centro-Norte de Estratégias e Criação de Valor da Abrapp. O Guia é direcionado aos RHs e lideranças das EFPC e suas patrocinadoras, e já havia sido divulgado no Encontro de Estratégias e Criação de Valor, sendo oficialmente lançado durante a live, transmitida pelo canal da Abrapp no YouTube e moderada pela coordenadora-suplente da comissão, Paolla Dantas.

Luís Ricardo Martins, Diretor Presidente da Abrapp, destacou que dentro do atual momento de reinvenção, a comunicação e, mais do que nunca, estratégia e criação de valor são fundamentais. “Temos no Guia um conjunto de ideias trazidas por técnicos para reflexão sobre um comportamento pós-período laboral baseado em casos práticos”, destacou. “Se inicia, nesse projeto, um grande auxílio para a montagem do programa de preparação para aposentadoria. E essa preparação precisa começar no início da fase laboral”, reforçou Luís Ricardo.

Rodrigo Sisnandes Pereira, Diretor Executivo e responsável pelo Colégio de Coordenadores de Estratégias e Criação de Valor da Abrapp, destacou que a preparação para aposentadoria está relacionada à longevidade. “Tudo depende da nossa preparação para uma jornada de vida com sustentabilidade. Precisamos trazer essa discussão para o nosso segmento; o conceito de sustentabilidade definido pela ONU é a capacidade de suprir as necessidades da geração atual sem comprometer as necessidades da geração futura, e isso deve ser discutido por nós”, disse. “Precisamos nos preparar para uma idade com aposentadoria com qualidade de vida. Estamos vivendo bem mais, isso é muito bom e tem que ser uma boa notícia para todo mundo” disse.

Programa de Preparação para Aposentadoria – Durante a live, Luciana Ribeiro, Coordenadora da Comissão Centro-Norte de Estratégias e Criação de Valor da Abrapp, explicou que o Guia tem como objetivo ser uma referência na elaboração de um programa de aposentadoria dentro das empresas, e foi elaborado com base no ciclo de vida do empregado, segregando ainda o momento de vida que cada pessoa está passando. “A pessoa que entra na empresa agora está em um momento diferente da pessoa que está na empresa há mais tempo”, disse Luciana, reiterando que a partir dessa separação foram criadas personas. “Isso ajuda a segregar as ações no momento que executamos os programas”.

Os três pilares trabalhados no guia são: relacionamento e emoções; saúde e bem-estar; e educação financeira. “Além disso, o Guia apresenta um conjunto de ações executáveis para que as patrocinadoras coloquem em prática, podemos ser adaptadas considerando um novo cenário em que as empresas estão atuando mais em home office”, reiterou Luciana Ribeiro.

Relacionamento, saúde e bem-estar – Andrea Tomasini membro da comissão e Gerente de Relacionamento com o Cliente na Fundação Ceres, explicou o tema de relacionamento e emoções, um dos tópicos abordados no Guia. Segundo ela, entre os desafios das empresas no tratamento de seus colaboradores atualmente está o relacionamento. “Diante de tantas mudanças do novo normal, quais a estratégias que podem ser adotadas pelas empresas para cultivar esse aspecto tão importante no ambiente profissional?”, questionou. Assim, o Guia aborda os aspectos da saúde mental física e financeira, agrupando as experiências da entidades de previdência da Regional Centro-Norte em ações de psicologia; desenvolvimento de projetos relacionados ao tema família; sobrenome corporativo; e ninho vazio.

Das ações propostas pelo Guia, Andrea explicou que algumas podem ser compartilhadas com todas as pessoas, mas há outras que são específicas para cada uma das personas, apresentando ainda cada uma das persons traçadas no programa. “Esse Guia é recomendado para pessoas que ajudam quem quer se planejar atuando como protagonistas para chegar bem no futuro. Não podemos desperdiçar essa oportunidade de viver bem por muitos anos”, ressaltou.

Marco Aurélio Weyne, membro da comissão e Gerente de Comunicação e Relacionamento do Postalis, apresentou a parte do Guia que trata de bem-estar na aposentadoria. “Nossa ideia é subsidiar e trazer novas ideias para que as áreas das empresas se sensibilizem para essa questão tão importante da preparação para aposentadoria de suas equipes”, disse. “O bem-estar, na nossa proposta, está focado na questão da aposentadoria, mas a ideia é que as empresas tenham um foco nesse tema como uma cultura de conscientização dos seus funcionários”, disse.

O tópico aborda, entre outras coisas, a questão da nutrição, atividades físicas, relacionamentos interpessoais, controle de estresse, etc. “Chamamos atenção ainda para a construção dessa cultura de se buscar, através de ações, a conscientização de suas equipes na questão do bem-estar”, explicou Marco Aurélio. “O Guia mostra que isso pode ser evidenciado pelas equipes de RH das companhias às suas equipes”, reiterou.

Educação financeira e previdenciária – Luciana Ceylão, membro da comissão e Coordenadora Administrativa da Fundação Regius, abordou a parte de educação financeira e previdenciária do Guia. “É fundamental a gente fomentar a cultura previdenciária e ajudar os colaboradores e patrocinadores, junto às suas equipes de RH, a estruturarem um programa como esse”, ressaltou. “Temos a premissa de preparar os funcionários desde o momento que eles chegam na empresa, visando a proteção social do empregado”.

Segundo Luciana Ceylão, a educação financeira e previdenciária é fundamental para levar os planos aos participantes junto às patrocinadoras e instituidoras. “O Guia traz algumas ações para mostrar ao empregado que, com planejamento e organização, é possível ele garantir uma renda adicional no futuro, e a preparação para aposentadoria é uma questão essencial para o planejamento familiar”. Luciana Ceylão reiterou que esse é um investimento de longo prazo e deve ser cuidado o quanto antes, proporcionando a segurança financeira necessária para uma aposentadoria tranquila.

Ela disse ainda que a ideia é que patrocinadores e instituidores desenvolvam planos ao longo da carreira dos profissionais, reciclando esse conhecimento. “Precisamos criar essa conscientização. Planejamento e esforço aliado ao trabalho é o caminho mais curto para se ter sucesso financeiro”, afirmou Luciana Ceylão, explicando as vantagens da previdência complementar nesse caminho, entre elas a formação de poupança com segurança, garantindo, na inatividade, um padrão de vida muito próximo ao da vida laboral.

Luciana reiterou que para as empresas, um plano de previdência é um benefício oferecido ao seu empregado. “Isso tem que estar, de alguma forma, dentro das ações de treinamento e de desenvolvimento dos empregados”, disse, reforçando que esse benefício ajuda na relação entre empregado e empresa, se tornando um diferencial e permitindo complementar renda. Para auxiliar nesse sentido, o programa separou sugestões de ações especificamente na área de educação financeira e previdenciária para cada persona traçada no Guia.

Novo olhar – Marisa Santoro Bravi, Secretária Executiva da CT Estratégias e Criação de Valor, reiterou que o Guia proporciona um novo e diferenciado olhar para o aprimoramento dos programas de preparação para aposentadoria. “Passamos a ver a necessidade do empregado em cada fase de sua vida, ajudando a promover o despertar para que ele possa construir seu futuro”, disse.

Segundo Marisa, o momento atual, de desafios e mudanças nas entidades, patrocinadoras e instituidoras, reforça a necessidade das pessoas. “Para abraçar esses desafios, o que move a roda para que a engrenagem ande são as pessoas”, ressaltou. “Esse evento propõe que cada um de nós realmente passe pela vida fazendo a diferença”, complementou Marisa.

Acesse o Guia por meio do QR Code abaixo:

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