ICSS pavimenta caminho para atuar com novas certificações profissionais

Guilherme Leão, Presidente do Conselho Diretor do ICSS

A Diretoria do ICSS encerra o mandato 2020-2022 com avanços em diversas frentes. Nesse período, foi possível aprimorar ainda mais as estruturas internas e processos do Instituto. Adicionalmente, foram construídas bases sólidas para que a maior instituição certificadora do segmento de seguridade social alce voos mais altos.

Na presidência do Instituto durante esse período, Guilherme Leão, destaca a atuação afinada entre as instituições do Grupo Abrapp. O Presidente observou que no último balanço feito pela Diretoria, em dezembro de 2022, foi constatado o cumprimento de 93% das ações traçadas no planejamento estratégico. Dos 10 projetos estratégicos do Grupo, 4 envolveram o ICSS.

Certificação para novos públicos – Dentre esses avanços, está a aprovação do convênio entre ICSS e Unidas. Por meio do convênio, o ICSS atuará na construção do modelo e depois na certificação dos profissionais no segmento de autogestão em saúde. O mercado potencial para essa certificação profissional, neste primeiro momento, já deve superar 1.000 profissionais.

O Instituto também planeja certificar os profissionais que trabalham nos institutos dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). ¨A Diretoria aprovou e já comunicou essa intenção para a Secretaria de Previdência Social. Essa certificação será exclusivamente para profissionais da área de investimentos¨, afirma Guilherme Leão.

¨O ICSS entrará nessa vertente porque já tem a infraestrutura tecnológica e o conteúdo para atuar nessa área. Isso abre um mercado relevante que será trabalhado para a próxima gestão, e cuja proposta foi amadurecida nesta¨, completa Leão.

Certificação Profissional de Gestão de Investimentos – Para os profissionais das EFPCs, o Instituto passou a oferecer em 2022 mais uma modalidade: a certificação profissional por prova na área de Gestão de Investimentos.

Convênios para o PEC – O ICSS também implementou e expandiu sua política de convênios institucionais. Já são 65 parcerias firmadas com instituições, incluindo EFPCs, para que seus cursos e eventos internos possam gerar pontos para Programa de Educação Continuada – PEC, sem nenhum ônus financeiro para as associadas. ¨Com isso, o ICSS elevou a régua e fez uma filtragem prévia do produto educacional que efetivamente contribui para o crescimento dos profissionais.

Atualização de processos e fortalecimento da governança – A revisão do Banco de Questões utilizado nas certificações por prova foi realizada em 2022, bem como a atualização de diversos regulamentos pertinentes aos processos de certificação.

O ICSS também implantou seu Comitê de Ética e o Canal de Denúncias, fortalecendo a isenção e a independência da certificação oferecida ao sistema.

Perspectivas para 2023 – 7 em cada 10 profissionais que atuam nas EFPCs se certificam pelo ICSS. Mesmo sendo detentor de uma marca consolidada e estar respaldado pela força e a credibilidade construída no Grupo Abrapp, o ICSS está sempre atento às novas tendências e ao aumento da competição.

Guilherme Leão destaca que o Instituto se mantém antenado e estuda novas modelagens de certificação. ¨O ICSS tem uma marca forte, o que já é um fator atrativo. Vemos a tendência nacional de crescimento dos processos de certificação, como indutores da construção de especializações no mercado. Assim, vejo o Instituto mantendo sua trajetória consolidada, como também abrindo mais caminhos para o seu crescimento¨.

Shares
Share This
Rolar para cima