Importância de processos robustos nas EFPC é discutida em roadshow Regional Sudoeste da Conecta

,Nesta terça-feira, 28 de julho, foi realizado mais um roadshow da Conecta com o objetivo de trocar informações e experiências entre a empresa e as entidades da Regional Sudoeste. O Diretor Financeiro da Conecta, Luiz Paulo Brasizza, destacou a importância de que os dirigentes instiguem a Conecta. “A Abrapp tem feito um trabalho de mostrar a previdência complementar para quem não conhece, e isso só acontece se tivermos processos e métodos parrudos. Esse é o trabalho da Conecta: encontrar soluções tecnológicas de ponta que possam ser utilizada pelas EFPC”. Ele destaca que a previdência complementar só vai conseguir crescer nesse ambiente favorável, trazendo familiares para as entidade, se houver processos robustos nas mesmas. “A Conecta tem feito um grande trabalho para colocar isso dentro das EFPC”.

,Luís Ricardo Marcondes Martins, Diretor Presidente da Conecta, também esteve presente no encontro e reforçou a força do segmento, especialmente nesse momento de crise. “O sistema absorveu tudo muito bem”. Ele parabenizou as entidades pelas medidas tomadas e pela força e representatividade coletiva. “A Conecta veio com o grande objetivo de compartilhar soluções coletivas, interconectando o interesse de todos, em especial na questão tecnológica, buscando proposta de valor e racionalização de custos”.

,O foco maior da Conecta é tecnologia, reforçou Luís Ricardo. “Precisamos investir nisso, e a Conecta quer buscar alternativas de soluções, tanto intermediando quanto participando ativamente”, disse. Ele citou o

,O Diretor Administrativo da Conecta, Devanir Silva, complementou dizendo que a empresa vem suprir uma necessidade que há tempos vinha sendo acompanhada pela Abrapp. “A ideia não é lucro, e sim manter uma empresa forte, saudável, que possa dar o máximo de retorno para as associadas. Primeiro, buscando, principalmente através do uso intensivo de tecnologia, ajudar o nosso produto a ser mais simples, barato e perto do participante. A vocação da Conecta é buscar essas soluções. E o segundo ponto é que o que a gente construir seja revertido para o nosso orçamento para que, num futuro próximo, tenhamos um reflexo positivo nas nossas contribuições associativas”, disse.

,A reunião contou com a presença do Diretor Executivo da Regional Sudoeste, Jarbas Antonio de Biagi, que enfatizou o prazer de se viver a vida associativa. “Viver Abrapp, Sindapp, ICSS é algo que traz benefício ao sistema. A Conecta é mais um pilar disso”. Ele ressaltou a  importância dos eventos regionais para ouvir demandas das EFPC e convidou os dirigentes presentes a enviarem sugestões. “Sem dúvida nenhuma, temos na Conecta a grande inovação, e quando uma associada traz uma causa, a gente trabalha em conjunto”.

,O Diretor Executivo, Carlos Henrique Flory, também destacou a importância do evento para troca de experiências e visão de futuro. Como Diretor Presidente da Prevcom, Flory deu um testemunho de um pouco do que Prevcom tem vivido. “Descobrimos em poucos dias, com a pandemia, que tínhamos condições de fazer home office”, disse. “Agora, 35% da nossa força de trabalho retornou ao escritório, mas parte dos nosso colaboradores ficará em home office permanentemente, e também investiremos mais em tecnologia”, conta. Segundo ele, esse plano levará a uma economia de despesas com espaço físico que será revertida para soluções tecnológicas. “Nós vamos procurar parceria para isso com a Conecta, que tem a capacidade de encontrar soluções no mercado que sozinhos não encontraríamos”, destacou.

,,Soluções para as entidades – ,A Superintendente Executiva da Conecta, Claudia Janesko, destacou que o objetivo dos roadshows é justamente fazer um espaço de escuta, que não está somente restrito a esse ambiente. “Quanto mais tivermos insumos, mais seremos assertivos nas nossas soluções e parcerias”, disse. Ela apresentou o propósito da Conecta, que é buscar a desoneração do sistema. “A empresa foi criada pelo sistema, para o sistema”, disse. 

,Claudia ressaltou ainda a importância do processo de escuta às entidades para buscar soluções via parceria. “A demanda de vocês será sempre fundamental nesse trabalho de construção de soluções”, destacou. Mais importante que busca de tecnologia, é a busca por metodologias modernas para trazer soluções às EFPC. “Transformação digital não é só automação, mas é também revistar processos para deixá-los mais leves e inteligentes”, ressaltou. Claudia afirmou ainda que a Regional Sudoeste já tem demandado e utilizado muito do que a Conecta fornece como solução.

,Os dirigentes da Regional Sudoeste também destacaram a importância do trabalho feito pela Conecta e fizeram algumas sugestões de soluções que podem ser desenvolvidas. Paulo Lucarini, Diretor Superintendente da Mercedes Benz Previdência Privada, enfatizou que a questão chave é o ganho de escala, com a oferta de produtos e serviços padronizados, e cada entidade pode customizar com sua marca. “A atuação da Conecta permite que se ganhe em escala ao juntar as entidades. Isso prepara nosso mundo para multiplicar os planos instituídos. Temos que fazer isso com o uso de plataformas digitais para permitir a redução de custos”, diz.

,Eles comentaram ainda sobre a necessidade de se desenvolver um sistema de ERP voltado ao sistema. Cesar Furue, Gerente Executivo da OABPrev-SP, diz que a busca pelo desenvolvimento de um sistema único e integrado de gestão para utilização das entidades permitiria a diluição de despesas, e poderia atender ao sistema como um todo. “Os profissionais das entidades têm conhecimento suficiente. A Conecta pode ter uma importante atuação para auxiliar o sistema neste sentido. Nesse campo, uma pesquisa está sendo elaborada para coletar informações das EFPC sobre esse tema e, assim, a Conecta ter insumos para buscar uma solução de ERP adequada ao sistema (

,,Alcance –  ,Devanir Silva contou um pouco ainda sobre o projeto da Central de Serviços, que será disponibilizada principalmente para atender os planos família no tratamento de dados, com foco na automatização de processos. “A Central visa facilitar a busca de potenciais participantes, e permitirá melhores condições de relacionamento com eles. É um projeto que visa a redução de custos através da reunião de vários parceiros na mesma plataforma. E a Conecta está reunindo um conjunto de fornecedores com o conceito de coletivo para permitir o ganho de escala”. 

,Ainda em busca de atingir um público novo, Luís Ricardo Martins destacou o Hack’A’Prev como exemplo de projeto onde é possível desenvolver soluções para convencer o jovem a poupar. “Nosso desafio é fazer nosso sistema chegar a um maior número de pessoas. Temos que atrair novos públicos e atuar na conscientização da importância da poupança de longo prazo. Estamos em um contexto de disrupção, entrando em outro mundo. Temos que trabalhar a educação financeira e previdenciária, aprender a vender, com produtos mais flexíveis”. 

,O último roadshow da Conecta ocorre nesta quinta-feira, 30 de julho, com a Regional Sudeste, das 15h30 às 17h30.

Shares
Share This
Rolar para cima